sexta-feira, 5 de agosto de 2011

A Lágrima de um Palhaço

Hoje não vou postar um causo, mas uma poesia feita pela minha filha, quando ela estava com 12 anos e estudava no Colégio São Luis, em São Paulo. Pode ser “corujisse” mas eu gosto muito de lê-la sempre que posso.

A LÁGRIMA DE UM PALHAÇO

                                                           Poesia de Claudia Fonseca de Freitas
1985


Este é o lugar
Do meu trabalho.
Quando me olho no espelho,
Vejo em meu rosto
Uma lágrima
Que escorre
E chega até o fundo do meu coração.

Olhando as maquiagens,
Junto com outras bobagens,
Eu me lembro
Da primeira vez que entrei em cena...
De calça verde,
Blusa branca
Com bolinhas vermelhas,
Um suspensório azul,
E um chapéu com uma engraçada pena.
É, no começo, eu não me sentia bem.

Agora, olhando-me no espelho,
Sinto toda escuridão dentro de mim.
No fundo, bem no fundo,
Só há uma pequena luz
Que traduz
Toda minha emoção!

Junto às cores
Que brilham em meu rosto,
Aparece uma lágrima
Que, suavemente, começa a escorrer
E eu, preocupado, para a maquiagem não borrar,
Tentava não piscar.

Vejo que é hora,
É hora de entrar em cena.
De repente...
Ouço a minha apresentação.
Escuto risadas,
Risadas de crianças
Que não conhecem a vida
Ainda não sabem o que é viver,
Mas ficam felizes
Ao me conhecer.


Faço piruetas,
Brinco com varetas,
Caio no chão,
Faço bolinhas,
Bolinhas de sabão.

Alegro as crianças,
Crianças que dão gargalhadas,
Gargalhadas que iluminam minha vida
De todas as minhas palhaçadas.

A lágrima chega perto,
Bem perto da minha boca,
Que está toda pintada;
Eu estremeço,
Saio de cena
Muito aplaudido!

As lágrimas escorrem em meu rosto,
Sinto um arrepio.
Pedem que eu volte,
Não resisto,
Sinto que existo,
Sinto a alegria
Que oferto às criancinhas
E aos pais também.

Vejo que se distraem
E as pipocas caem,
Caem no chão.
E o doce algodão
Deixa melado
O seu blusão.

É hora,
Todos se reunem
Para o desfile final das atrações.
Porém não resisto, é difícil,
Não consigo ir embora.

Mas já é tarde,
A minha lágrima de emoção
Também já se foi...
Porém meus sentimentos continuam.

Amanhã é outro show...
Outra emoção
Em mim acontecerá.
E a lágrima que escorreu,
Em meu rosto, outra vez aparecerá!

2 comentários:

  1. Eu não conhecia esse lado poético...merecia ser publicada mesmo. Bonito texto.

    ResponderExcluir
  2. Uma jovem ter essa sensibilidade é muito impressionante!! Sua veia artística deve ter continuidade pois nao se devem desperdiçar talentos!!
    Abraços Sofia

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário! É sempre muito bem vindo.
Nicanor de Freitas Filho