terça-feira, 22 de novembro de 2022

 ANTICONSTITUCIONALISSIMAMENTE

 Quando eu estudava na Escola Agrotécnica de Muzambinho, tinha então 14 ou 15 anos, fui escolhido para ser o “bibliotecário”, ou melhor, cuidar da Biblioteca. Eu limpava tudo e arrumava os livros nas estantes em 15 minutos e me sobravam mais de três horas para ler. Uma delícia! Os primeiros livros que li foi a Coleção do Monteiro Lobato, depois li os mais de cinquenta livros de uma Coleção chamada Terramarear, tinha de tudo nessa coleção. Quando já estava bem treinado na leitura, li a coleção “Os Grandes Romances Universais”

 Um dia eu li esta palavra, do título, num livro de curiosidades e dizia que era a maior palavra da língua Portuguêsa: vinte e nove letras. Fui procurar saber o significado, mas não consegui. Nem consta nos dicionários. Então perguntei ao professor de Português o que significava. Ele me explicou que ANTI significa contrário, contra. CONSTITUCIONAL significa que está ou que manda a Constituição de um país. ISSIMA significa muito forte, muito preciso. MENTE significa que é o modo próprio ou constante.

 Guardei sempre este significado comigo, mas nunca pude aplicar esta “grande” palavra. Aliás tinha concluído que ela é na verdade inaplicável, pois ninguém pode descumprir constantemente e com ênfase a Constituição de um País. Hoje pela manhã, fui procurar na minha “papeleira”, um autógrafo que tenho do Gilmar dos Santos Neves e encontrei um papel com esta palavra, com a observação que se trata da maior palavra em Português. Aí eu me perguntei: “- Porquê os jornais não citaram esta palavra nos últimos anos?” É exatamente o que o Judiciário vem fazendo nestes anos. Ou não?  O STF vem agindo ANTICONSTITUCIONALISSIMAMENTE. Acho que não preciso fazer uma análise completa, não é? Todo mundo já entendeu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! É sempre muito bem vindo.
Nicanor de Freitas Filho