segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Causo 79 Outra do meu neto...




Nicanor de Freitas Filho
            Em meados do ano passado, este meu querido neto, agora já com 69 meses, chegou em casa, vindo da Escola Infantil (Prezinho, como é conhecido) e deu-me uma aula de astronomia. Contou-me que o Sistema Solar tem 9 planetas, que o mais quente é o Mercúrio, porque fica mais perto do Sol e que o mais frio é o Plutão, porque fica muito longe do Sol, mas que só tinha gente no Planeta Terra, e mais um punhado de informações, que eu nem me lembrava. Abrindo a agenda da Escola, verifiquei que a Professora pedia que, se os Pais tivessem alguma literatura a respeito para enviar a ela para dar maior dinamismo às aulas.
            Lembrei-me então do Atlas Enciclopédico Internacional da Editora Michalany, Edição do ano 2.000 que eu guardei quando o imprimi, na Gráfica da Editora do Brasil. Lá, além das bandeiras de todos os países que ele gosta muito de apontar e dizer qual bandeira é de qual país, tem vários assuntos, inclusive o Sistema Solar. Li para ele toda a página do Sistema Solar. Como ele gostou, eu então colei o nome dele na capa do Atlas, colei um “post-it” para marcar a página que tratava da matéria e enviei para a Professora dele, juntamente com um CD onde gravei algumas lindas imagens e informações sobre os 9 planetas do Sistema Solar, que peguei na Internet. (Nota 1: Já estava em discussão se o Plutão deixaria ou não de ser Planeta e seria apenas um “nanico”)
            Pouco tempo depois uma sobrinha minha, tomou conhecimento do interesse dele pelos “planetas” e deu para ele um Planetário Interativo Gemini, que tem várias informações e é na verdade um brinquedo pedagógico eletrônico. Muito bom mesmo! Dá várias informações sobre cada planeta e depois tem a tecla das perguntas. É o que ele mais gosta, pois guarda as informações com facilidade, principalmente os números. Numa tarde dessas, chamou-me para “jogar” com as perguntas do Gemini. Cada um respondia uma pergunta e íamos marcando. Como eu estava “ganhando”, ele, como sempre que está perdendo, procura “melar o jogo”, então, me disse para contarmos quantas “luas” (satélites) tinham no total do Sistema Solar. Eu comecei a contar no Gemini, pois tem o mapa dos planetas com os respectivos satélites. Contei e disse 65. Ele contestou imediatamente. “ – Você contou errado vovô.” Contei de novo e ainda apertamos as teclas de cada planeta, pedindo o número de satélites. Fui anotando e somei. Deu 65. Então ele se levantou, foi até à estante pegou o Atlas da Michalany, abriu na página marcada com o “post-it” e mostrou-me um texto em letras azuis, dizendo para eu ler. Lá está escrito: “O Sol é o centro do Sistema Solar. É 1.300.000 vezes maior que a terra, com temperatura de 6.000º C na sua superfície. Ao seu redor giram nove planetas, 61 satélites ou luas...” Quando acabei de ler ele foi logo dizendo: “ – Não disse que você errou? Eu lembrava que eram 61 e não 65.”
            Faz, pelo menos, 6 meses que eu tinha lido para ele o texto acima e ele guardou a quantidade de satélites!!! Eu nem me lembrava...Cabecinha boa, hein?
            (Nota 2: Aí tive que ir para Internet pesquisar o “erro”. Ocorre que o Atlas é do ano 2.000 e no ano de 2003 foram acrescentados mais 3 satélites para Urano e mais 1 para Júpiter, ficando assim 65 satélites. Aliás, descobri que é uma coisa muito discutível, pois tem satélites que são “instáveis” e alguns astrônomos consideram e outros não.)

12 comentários:

  1. Caro Freitas, sempre gostei muito do que escreve, mas está ficando "coruja" demais! Diz que não escreve sempre por causa dos netos e quando escreve só escreve deles??Qual é? Vamos voltar aos causos de escolas e dos amigos.
    Abraço
    Valadares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valadares, não se trata de corujismo, mas de mostrar como é essa molecadinha de hoje, que parece que já nascem sabendo de tudo. Como meu contato é com os netos, falo deles. Mas pode esperar que voltarei a postar coisas em que não "babei"...

      Excluir
  2. Freitas gostei, mas se o assunto for netos, comigo Vc. sái perdendo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro amigo, você não se identificou, mas acho que netos são netos e todos ganham com eles. Pelo menos eu, posso dizer que tenho aprendido muito com os dois que tenho...

      Excluir
  3. Freitas
    Vejo que, pelos comentários, quando se discute sobre netos, todos os avós têm que armar-se de babadores. Mas é o teu orgulho é plenamente justificável. Até Copérnico e Keppler ficariam com ciúmes do Guilherme. Espero que o teu incentivo a ele o eleve à estratosfera. Abraços - José Carlos - 11/02/13

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também espero viu Zé Carlos. Esforço e propaganda não faltam...

      Excluir
  4. Adorei Nica, o que eu amo em crianças é o tanto que aprendemos com elas. Não só ensinamentos digamos "científicos", mas modo de vida que a gente vai esquecendo à medida que envelhecemos. Abs. Marcia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia, eu não estou só aprendendo, mas tomando um "baile", pois acredito que é muito difícil acompanhar essas crianças de hoje que já nascem com o Smartphone nas mãos e com 5 anos ensina para a gente como usa corretamente esse bicho!!

      Excluir
  5. Amigo Freitas.
    Que vc é um avô coruja todos nós sabemos. Igualmente sabemos que quase sempre aprendemos mais com "essa molecada" do que com os adultos. Continue escrevendo sempre com esse jeito "moleque-adulto" de ser.
    Abração. César.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cesar, o principal problema é que eles não me dão tempo para escrever. A hora que não estou de babá, estou de motorista particular...Mas vamos tentando e principalmente aproveitando os textos de amigos...rsrsrrs

      Excluir
  6. Comentário da mãe do seu neto não vale né? A cada dia que passa tenho aprendido mais e mais com meus filhos. Deus nos dá muitas oportunidades na vida, e a melhor delas, sem dúvida, é aquela em que podemos reaprender. Clau, ( mãe do neto do "dono" do blog.)

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário! É sempre muito bem vindo.
Nicanor de Freitas Filho