domingo, 27 de abril de 2014

Esportes 10 Homenagem póstuma a Luciano do Valle


(O melhor grito de gol da TV Brasileira)
Alcino de Freitas
            Recentemente escrevi aqui no Jornal Interação um artigo intitulado “Nossa melhor Seleção está quase toda no céu”. Justamente após o falecimento do nosso capitão de 1958, Hideraldo Luiz Bellini, o primeiro a levantar a taça do Brasil campeão mundial de futebol na Suécia. E realmente nossa seleção campeã quase toda já partiu. 
            Sábado, 19, quem partiu foi o melhor locutor esportivo da televisão brasileira, Luciano do Valle Queiroz. Natural de Campinas, nascido no dia 4 de julho de 1947, onde iniciou sua carreira como locutor esportivo na Rádio Central. Acredito que lá no céu, onde os nossos craques estão jogando o melhor futebol do mundo, estava faltando um narrador. Vieram buscar justamente o nosso melhor, o Luciano do Valle. Um locutor de voz marcante, lúcido, genial, narrava com uma emoção peculiar. Era o grito de gol mais bonito da televisão, sem dúvida alguma. Faleceu justamente no sábado em Uberlândia, quando, no domingo, transmitiria a partida entre o Clube Atlético Mineiro x Esporte Clube Corinthians, abrindo a primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2014. Aos domingos, não teremos mais o Milton Neves anunciando pela TV Bandeirantes:- “Luciano do Valle, o gol mais bonito da televisão”.  
            Luciano faleceu aos 66 anos, no Hospital Santa Genoveva, em Uberlândia de infarto, após passar mal no avião em que viajou de São Paulo para a Cidade Sorriso no Triângulo Mineiro. Além de narrador, Luciano, era um homem inteligente, criador de valores, foi o criador do “Show de Esportes” da TV Bandeirantes.  Lançou Adilson Maguila Rodrigues no Box. Foi o ícone da geração de vôlei masculino e feminino na década de 80. Lançou Rui Chapéu como o melhor jogador de sinuca do Brasil. Criou a seleção de Máster e foi técnico da mesma. Narrador das corridas de Fórmula 1, pela Rede Globo, passou pela Record e, já tinha completado 50 anos de carreira em 2013. Deixou-nos nas vésperas de uma Copa do Mundo em nosso país. Foi sepultado no domingo, 20, no Cemitério Parque Flamboyant no Jardim das Palmeiras  em Campinas.
            Os torcedores brasileiros realmente lamentam esta perda irreparável.
            Luciano, que sua alma descanse em paz!

(Publicado no Jornal Interação, de Araxá-MG, no dia 24/04/2014)

4 comentários:

  1. Confesso que sou alheio a futebol , gosto de assistir quando é um final de campeonato ou Copa, como a que vem agora.
    Tinha admiração pelo Luciano do Valle, não só como locutor, lindo grito na hora de narrar um gol, um caráter impecável , pela crença geral, um amigão dos colegas , honesto e leal a profissão que escolheu. Perdemos um grande locutor, um grande homem e que encontre a paz para descansar seu eterno sono merecido.
    Gudum

    ResponderExcluir
  2. Sem pretender ser melhor nem pior que ninguém, sempre fiz questão de ouvir as narrações esportivas pela voz do Luciano. Neste quesito, me sinto viúvo!!!

    ResponderExcluir
  3. Freitas/Alcino
    O Brasil poderia até prescindir das emoções desta Copa. A Copa é que não poderia prescindir das emoções que o Luciano transmitiria ao Brasil. Abraços - J.Carlos

    ResponderExcluir
  4. Agradecimentos ao Luciano pelo legado que nos deixou. Por ele descobrimos que não apenas de futebol o brasileiro vive e vence!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário! É sempre muito bem vindo.
Nicanor de Freitas Filho