sexta-feira, 6 de novembro de 2015

São Paulo e sua sina IV

"O que mais preocupa não é nem o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons." Martin Luther King
...então vamos fazer barulho...
Nicanor de Freitas Filho

            Eu não queria mais falar do poste 2, que a partir de agora, enquanto a lei do direito à resposta, do Senador Requião não entra em vigor, vou chamar pelo nome dele mesmo, mas vou colocar um substantivo antes: “energúmeno Haddad”. Depois você olha no dicionário e vê se não é mesmo energúmeno!
            Dentre os desatinos que ele vem praticando, a maioria inventada pelo outro energúmeno sem “tatto”, seu secretário de transportes, agora ele conseguiu fazer uma besteira que não tem tamanho.
            A Praça 14 Bis, que é cortada pela Av. 9 de Julho, tem mais seis ruas que saem dela. Era um “enrosco” passar por ali. Aí resolveram grande parte do problema, construindo um elevado, chamado Viaduto Dr. Plínio de Queiroz, que levou cerca de 70% dos carros que passam pela Av. 9 de Julho a não atrapalhar o trânsito na praça. Se não resolveu o problema 100%, foi uma excelente solução, pois tirou o tal “enrosco” que ficava na praça, pois 70% dos carros passaram a ir pelo viaduto, que tem duas pistas em cada mão de direção. Eu morei na Rua Paim antes da construção do Viaduto e sei como era vir pela Av. 9 de Julho e tentar subir a Rua Paim, principalmente vindo do bairro para a Praça da Bandeira.
            Pois é, agora o energúmeno Haddad, com certeza, aconselhado pelo energúmeno sem tatto, resolveu que sobre o viaduto só vão circular os ônibus. Ora, sobre o viaduto tem um ponto de ônibus que foi feito fora das pistas de rolamento e tem um ponto de cada lado (um ponto para cada mão de direção). Então fica assim: os ônibus têm que parar no ponto, pois são pontos movimentados, e como tem duas pistas, os ônibus vão poder usar só uma, pois só a pista da direita dá acesso ao ponto, onde ficam as pessoas. E a outra pista vai ficar vazia, ou talvez, os ônibus se enroscando para ver que consegue chegar ao ponto primeiro, para descer ou subir passageiros. Deu para entender? Não tem como os ônibus utilizarem as duas pistas, porque só uma das pistas tem acesso ao ponto!
            Agora sim, entendi melhor, parte de uma entrevista que o energúmeno sem tatto deu numa das vezes que foi explicar sobre as faixas de ônibus, em ruas que não deveriam ser implantadas, pela pequena largura, ele no final disse: “...eu quero é ajudar quem anda de ônibus, os carros que se ‘ferrem’...” Entendeu agora? Por isso que resolvi chamá-los de energúmenos, pois no Dicionário Michaelis diz:energúmeno sm... indivíduo desnorteado; pessoa que, dominada por uma paixão, pratica desatinos; imbecil...” Eles são dominados pela paixão de agredir a “burguesia” – como diz o chefão energúmeno – e para isso praticam desatinos como esse, de completa imbecilidade! Não dá para ficar em silêncio...


8 comentários:

  1. Uso esse viaduto todos os dias da semana de ônibus, saio do terminal bandeira com direção à Av. Santo Amaro e desço no Itaim para trabalhar.

    De fato, o trânsito do viaduto na maioria dos dias era péssimo e os pontos de ônibus que ficam nele foram muito mal projetados, ocasionando o X no trânsito quando os ônibus deixavam suas faixas centrais para atendê-los.
    Por várias vezes, no fim do dia quando estava retornando, tive que descer no ponto após o Túnel 9 de Julho e andar apé até o terminal porque o trânsito estava absolutamente parado e os ônibus não circulavam.

    Assim, há 2 ou 3 anos enviei diversos e-mails e chamados em sac.prefeitura.gov.br (antes mesmo da gestão Haddad), sugerindo:
    1- A desativação ou remanejamento dos pontos de ônibus do viaduto para que os ônibus continuassem na faixa da esquerda.
    2- A proibição de carros no viaduto, pelo menos em horários de pico.

    Entendo que com a nova medida o trânsito para os carros apenas continua ruim como sempre foi, porém ao menos tem a possibilidade de usar um caminho alternativo, ferramentas como o Waze, etc.
    Fiquei muito feliz de reduzir pela metade o tempo que levava no percurso e acho que foi uma decisão acertada, visando a melhora para a maioria.

    Quanto a 'faixa vazia', ela é bem utilizada para ultrapassagem quando o ônibus de trás não é acionado ou quando duas linhas iguais estão juntas.

    Eu NÃO votei no Haddad na última eleição e também detesto o PT. Porém confesso estar positivamente surpreso com sua gestão corajosa e diferente.

    As ciclovias possuem diversos pontos falhos, mal implantados, etc. Mas o projeto como um todo é excelente a médio e longo prazo. É mais uma alternativa de transporte para várias pessoas e ainda motiva o bem estar e saúde.

    Diversas faixas exclusivas de ônibus foram criadas e corredores centrais ampliados.

    A redução de limite das marginais está provando seu acerto com a redução de acidentes e mortes, além da melhora no trânsito. Sugiro a leitura e vídeo:
    http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/reduzir-a-velocidade-das-marginais-em-sp-e-mesmo-tao-ruim
    https://www.youtube.com/watch?v=8G7ViTTuwno

    Entendo que quem anda de carro pode se sentir lesado com essa gestão, mas acredito ser nítida a necessidade de melhoria do transporte público para que o trânsito melhore gradativamente como um todo.

    É preciso sim criticar e solicitar a correção daquilo que está ruim, mas também reconhecer o que está no caminho certo, como um transporte de público eficiente e rápido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel, muito obrigado pelo seus comentários e seu testemunho. Só queria lhe informar que para quem está de carro não piorou, simplesmente não tem mais como passar por lá nas horas de pico. Tenho que trazer meus netos da zona norte para zona sul, às 18 horas.Tenho que dar a volta, ou pela Consolação ou voltar pelo Pacaembu (que aliás também está perdendo mais uma pista para a ciclofaixa, portanto "inusável"). Talvez para quem esteja sozinho e possa andar de ônibus, tenha favorecido...

      Excluir
  2. Caro Nicanor, não conheço o Daniel, mas já gostei que ele não votou no Haddad. Como vc disse que gosta de comentários vamos lá: Eu também utilizo ônibus para ir de Santana para a Faria Lima, passando pela 14 Bis. Ele fechou o viaduto para carros, mas não fechou o túnel, deste jeito, continuou tudo como era antes. Alguns metros depois do final do viaduto tem o túnel que também só tem duas faixas, embola tudo de novo! Ou seja, só ferrou os carros e os VUC q nesse trajeto tem muitos.
    Além de tudo, não foi o PT mesmo que vendeu as MP para baratear os carros e segurou o preço da gasolina? Todo mundo comprou carro, pode pagar a gasolina e não pode usar as ruas...
    Fui...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto tempo cara! Obrigado pelo seu comentário, que como sempre digo, é o melhor do blog: escutar as pessoas e saber o que cada um pensa. Nem tinha me tocado com esse problema do túnel 9 de Julho que fica em seguida ao Viaduto Plínio Queiroz. Você tem toda razão, pois vai enroscar um pouco na frente. Como deixei de passar por lá faz uma semana e no último dia que passei estava um caos total eu preferi subir a Rua Paim, quando consegui chegar lá e cair fora.Não cheguei até ao túnel e por isso não me lembrei...

      Excluir
  3. Freitas, eu não posso opinar porque há já vários anos que não passo por ali, mas lembro que, antes da construção do viaduto, o trânsito era um nó permanente na quela região, só parcialmente desatado com o viaduto. Imagino que tenha voltado ao comportamento anterior. De qualquer forma, o Hadad (ou o sem tatto) sempre justificará a medida para beneficiar o transporte público - o que é correto - mas se esquece de que o particular também precisa fluir. A dificuldade é chegar a um ponto de equilíbrio que satisfaça a ambos. Abraço - JCN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zé Carlos, veja o comentário abaixo, do Zé Roberto, que acho que ele matou a charada: o problema não é deixar de beneficiar o transporte público, mas é a falta de planejamento e a prepotência (sem tatto) com que fazem as coisas.

      Excluir
  4. Nicanor, das outras vezes você sempre mostrou que o problema dessa Prefeitura é o planejamento, desta vêz você não tocou nesse assunto. O que falta é planejamento e organização. De uma semana para outra meteram lá uns tachões desviando o trânsito, sem planejamento, sem organização e, principalmente sem aviso prévio. Isto tem que ser feito com tempo para as pessoas encontrarem uma saída, pois o transporte público realmente é uma m... Em São Paulo ainda temos que utilizar os carros, infelizmente. Mas ele não fica mais tempo e alguém vai ter que consertar as cag...desculpe-me, as besteiras dele. Um abraço - Zé Roberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, acho que você tem razão. A falta de um mínimo de planejamento e organização, e, principalmente a arrogância e prepotência com que os energúmenos agem é que é o problema. Quero saber quem será capaz de consertar todas as besteiras feitas.

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário! É sempre muito bem vindo.
Nicanor de Freitas Filho