terça-feira, 13 de novembro de 2012

Causo 68 ...Toma Seis Ladrão!


Calma! É jogo de truco...

Nicanor de Freitas Filho
            Como foi amplamente divulgado, o Ministro Joaquim Barbosa é mineiro de Paracatu, que fica na Serra da Mata. Lugar onde se joga muito Truco. O truco, como sabemos, é um jogo que exige coragem e frieza para se jogar. É um excelente treinamento para se enfrentar situações fora da zona de conforto, como é o termo usado atualmente. Todo jogador de truco adquire alguns “truques” para enfrentar os adversários.
            É muito comum no jogo do truco, acontecer que uma dupla passe partidas seguidas sem receber boas cartas e vai dando um “desespero”. Perde tudo! Às vezes para tentar quebrar a rotina, desconfia que os adversários não tenham “manilha” (maiores cartas) e trucam. Exatamente nessa mão (cada rodada do jogo) os adversários têm o zape (ou zápete, que é a maior carta do jogo)! É sempre assim! Então, quando isto acontece exatamente com “aquele” adversário, de quem não se pode perder de forma alguma, dá desespero! E tem muito jogador, que não tem controle e nesta hora “vira a mesa”, ou seja, levanta e diz: “ – Não jogo mais...” Abandona a mesa e vai esfriar a cabeça, tomando uma cachacinha ou uma cervejinha... Tem vezes que essas reações são tão violentas e absurdas, que ficamos sem saber se são engraçadas ou ridículas, de tal forma que algumas vezes, quem assiste, jogadores ou sapos (quem não está jogando e dá palpite no jogo) não esquecem nunca. Sempre que se juntam, perguntam: “ – Lembram aquele dia que o fulano chutou o pau da barraca, virou a mesa e foi embora? Como foi ridículo, não? Caramba! A gente pensava que ele era controlado...”

            Pois é! Assistindo ontem ao julgamento do Mensalão, a cena que ocorreu foi de jogo de truco! Sem dúvida... O Ministro Joaquim Barbosa, bom jogador, aprendeu a jogar em Paracatu, terra de truqueiros, deu as cartas, o Ministro Lewandowski, que já vinha perdendo todas as mãos, tinha saído com o 7 de ouros, no pé (último que joga), era agora ou nunca! Trucou, mas o Ministro Joaquim Barbosa, como sempre acontece nestas horas, estava com o zape, botou seis e o Ministro Lewandowski, p. da vida, não teve dúvidas, levantou e disse: “ – Chega! Não jogo mais!” E foi esfriar a cabeça lá fora... (Não foi noticiado se bebeu uma cervejinha ou uma cachacinha). O Estadão só publicou que ele ficou dando volta no prédio do STF e falou várias vezes ao telefone. Deve ter ligado para o “Mestre” dizendo: “ – Porra meu (ele tem sotaque paulista) fiz tudo conforme vocês me disseram, mas o cara só tem zape. Assim não dá! Estou avisando que não adianta.  Não tem mais como ganhar este jogo. Mudaram de postura! Alguma nova ordem?” Pelo jeito, não deve ter obtido resposta...

9 comentários:

  1. Gostei da comparação do jogo de truco com o julgamento do mensalão. De truco não entendo nada, mas gostei muito das explicações.
    Quanto ao Joaquim Barbosa é formidável, conseguiu o que nenhum outro partido ou políticos adversários conseguiram derrubar os poderosos do PT.
    Abraços, Suzana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suzana, muito obrigado pelo comentário. Mas não precisa entender de truco para entender o que houve no STF, naquele dia. Lembra daquela história "...não brinco mais..."? Então é isso aí...

      Excluir
  2. Freitas
    Também não entendo "porra nenhuma" de truco (só jogo canastra e "lier poker" - que acho que só nós conhecemos), mas a analogia é perfeita. Então, um "viva" ao cavaleiro negro, com sua capa e espada justiceiras. Concordo "ipsis itiris" com o comentário da Suzana sobre a passiva contemplação dos políticos da oposição, mas ainda falta alguém no apoio ao combatente solitário: nós, o povo. Abraços - José Carlos - 13/11/12

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zéca, não precisa entender de truco para entender que quando se perde ou se vê perdido, e não tendo o que fazer, levanta e vai embora...

      Excluir
  3. Boa tio Nica!

    Truco é bom demais, mas tem tradição de acabar com festa. Rerererere...

    Abraços e saudades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gleydson, se você visse o que acontece nos encontros de família, quando pinta um truco... não é fácil...

      Excluir
  4. Tio Nica! É um prazer para nós a nova amizade de vocês! Estarei sempre por perto. Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sócrates, muito obrigado! Pode ter certeza que é recíproca! Mande um e-mail (para o endereço do meu cartão) para que eu lhe coloque na minha lista de amigos para enviar algumas "bobagens" interessantes.

      Excluir
  5. Comentário recebido por e-mail:
    Como bom jogador de truco (também sou minero de Poços de Carda) e também tive a oportunidade de ver a cena, seguramente ele deve ter ficado p da vida e foi ligar pros amiguinhos, pedir ajuda e dizer que não tinha mais graça, que o jogo estava perdido.
    abraços
    Carlos

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário! É sempre muito bem vindo.
Nicanor de Freitas Filho