terça-feira, 20 de novembro de 2012

Causo 69 O bode de Araguari


Meu irmão mais velho é cronista esportivo em Araxá. Pedi ajuda a ele, para não diminuir as postagens no blog, uma vez que ando muito ocupado. Aí vai a primeira:

 O bode de Araguari

Alcino de Freitas
            Na década de 60, quando o Araxá Esporte Clube disputava o campeonato mineiro da segunda divisão, os diretores do clube só pensavam em subir para a primeira divisão. E para galgar esta posição, valia tudo, promessas, trabalhos de umbanda, feitiçarias, etc... etc...etc.
            Certa feita, o Araxá Esporte tinha um jogo contra a equipe da Ituiutabana, em Ituiutaba. Essa vitória representava o trabalho de um ano, pois a derrota eliminaria o clube araxaense do campeonato.
            Os diretores da época, encabeçado pelo senhor José Esteves Pires, ficaram sabendo que, em Araguari, tinha um senhor que “amarrava um bode” e não deixava o time perder. Pensaram eles, o negócio é ir até Araguari e mandar o homem amarrar o bode para vencermos o jogo.
            Naquela época, todos os jogadores do Araxá Esporte ficavam hospedados na Pensão Tormim do Jairo do Espírito Santo Brito, alias outro eminente prócer da diretoria. José Pires e outros diretores foram, de carro no sábado, para Araguari e encarregaram o Jairo de chefiar a delegação no domingo bem cedo, de ônibus para Ituiutaba. Como eu era, na época, o único representante da imprensa esportiva, que acompanhava o time, também embarquei.
            Chegando a Ituiutaba, já perto da hora do almoço, nos juntamos ao senhor José Pires e outros diretores, notei que todos tinham um semblante carrancudo, caras fechadas, cochichando daqui, cochichando dali, o ambiente estava pouco pesado, o que não era natural nessas ocasiões. Como repórter e curioso fiquei apreensivo em saber o que se passava, apesar de um silêncio absoluto.
            Na hora do almoço, sentei-me à mesma mesa com um dos diretores já falecido e indaguei sobre o que estava acontecendo. Ele me pediu sigilo, mas, contou-me: “Ontem fomos até Araguari para mandar amarrar um bode. Lá chegando fomos até a residência do senhor que faz o serviço, só que fomos informados pelo mesmo que, os diretores da Ituiutabana, já haviam passado por lá e feito tal recomendação. Assim sendo, ele não poderia desfazer o serviço e a vitória estava garantida a equipe de Ituiutaba”.
            Agora, já sabendo do segredo e da derrota por antecipação, dirigimos para o estádio pessimistas. Um jogo difícil, truncado, primeiro tempo terminou sem abertura de contagem e no segundo tempo, Germano, atacante, irmão do Ganso, recebeu uma bola pelo lado direito, foi fazer o cruzamento para dentro da área, a bola ganhou um “efeito” e entrou no ângulo do goleiro adversário. Final: Araxá Esporte 1 x 0 Ituiutabana. Voltamos todos vibrando com a vitória!

2 comentários:

  1. Aos Freitas
    Uai,sô! Essa família toda parece criadora de bons "causos", sem haver nenhum "causídico" nela. Agora, esse "bode" revelou-se ser apenas um "cabra" da peste trambiqueiro. Sorte do Araxá Esporte, né não?
    Abraço a todos os Freitas. José Carlos - 21/11/12.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado José Carlos. No interior tem cada causo no futebol, que alguns parecem só coisa de folclore mesmo, mas muitos são reais, como esses que contam o meu irmão.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário! É sempre muito bem vindo.
Nicanor de Freitas Filho