domingo, 19 de junho de 2016

Futebol Brasileiro atual...novamente...

Nicanor de Freitas Filho

            Há um ano, mais precisamente no dia 11/07/2015, escrevi aqui no Blog, sobre o Futebol Brasileiro, logo após a vergonhosa – que eu achava que era vergonhosa – participação na Copa América, no Chile. O que dizer hoje? Se aquela participação foi vergonhosa a participação na Copa América Centenário, nos USA, foi o quê? Não tem como definir! Desculpem-me, mas não tem como definir. Ver o Dunga, com aquela “cara de bunda sem lavar”, com substituições para fazer e preferir não fazer nada!
            Está acontecendo o que previ no ano passado. Continuam lá o Del Nero, o Gilmar Rinaldi e o “Cara de bunda”, desculpe é Dunga... Sabe o que estamos fazendo? Sim, andando para trás. Quando puseram lá o Dunga em 2010, ele era um ex-jogador razoável, que tinha sido o Capitão da Seleção de 1994. Mais nada. É claro que não ia dar certo, pois lhe faltava experiência e liderança. Ele se baseava muito nos conhecimentos de Jorginho, que também não eram mais que um ex-jogador razoável. Ou seja, experiência zero.
            Pergunto: se você vai procurar um cirurgião para uma cirurgia difícil, você vai atrás de um recém-formado ou procura um cirurgião de renome e experiente? Se você precisar de contratar um piloto para um voo particular, você vai contratar um experiente piloto com mais de quinze mil horas de voo, ou vai contratar um que tirou o brevê a 6 meses?  Se uma empresa precisar de um CEO, ela vai preferir promover um experiente funcionário, que conhece a empresa há mais de vinte anos ou vai promover um que começou há menos de um ano? Se for ao mercado, vai contratar um que já tenha sido CEO em empresa correlata com bastante experiência, ou vai contratar um desconhecido, que nunca exerceu função similar? Será que é fácil de decidir, quando tem no mercado pessoas que estudaram e se preparam para aquela função que você está procurando? Fácil de decidir não é? Ainda mais tendo grana suficiente para pagar o melhor salário do mercado? É facílimo de decidir! Quer dizer, não para qualquer um. Quem não pode viajar com a Seleção, para o exterior, por problemas... deixa prá lá. Vamos voltar ao nosso assunto.
            Aí quando deu tudo errado em 2010 –  por pura falta de experiência do Líder da Equipe, o mesmo “Cara de bunda”, perdão o Dunga – a vetusta direção da CBF voltou no tempo e contratou um Técnico de dez anos atrás. Que já estava, notoriamente, fora do seu melhor. Já não conseguia mais um bom resultado desde que treinou a Seleção de Portugal, que aliás tinha tudo para ganhar a Eurocopa de 2004 e perdeu a final para a Grécia! Lembram? Gol do Charisteas (não sei se é assim que se escreve). Aliás perdeu o jogo de abertura e a final para a mesma Grécia. Então para a gente não achar mais que o maior vexame, do futebol brasileiro, foi o de “Maracanazzo” de 1950, levamos os 7 a 1 do “Mineiraço”, com o grande técnico, prepotente, invencionista e já desatualizado. Hoje está ganhando dinheiro na a China!
            Tá bem. Vamos renovar disse a CBF. Contrataram o “agenciador” de jogadores, Gilmar Rinaldi, para direção do futebol da CBF, que imediatamente retroagiu novamente, só que de forma muito pior. Mandou chamar de novo o “Cara de bunda”, desculpe, o Dunga, pelo belo trabalho apresentado na África do Sul em 2010. Ou seja, só andamos para trás! Lembram que o Pepe Guardiola (atual técnico campeão alemão)deu uma declaração que teria a maior honra e o prazer de dirigir a Seleção Brasileira, que era sua grande inspiração? Por que não?

            (Esse artigo foi escrito até aqui, no dia 13/06/2016. Não publiquei porque sempre gosto de rever o português, as concordâncias e as palavras que se adaptam melhor ao que quero expressar. Sei que tenho dificuldades na escrita. Tendo ocorrido novidades vou continuar escrevendo. Então entendam que a primeira parte tinha uma finalidade e agora repetindo as palavras do nosso Presidente Roberto de Andrade, estou “puto” da vida com a CBF).

            No dia 15 de junho, ficamos sabendo que a CBF despachou o Gilmar e o “Cara de bunda”, digo Dunga e contratou o Tite com toda a Equipe Técnica Corinthiana. Pela terceira vez a CBF “ferra” com o Corinthians e é por isso que estamos “putos” da vida! Primeiro foi com o Wanderley Luxemburgo, depois com o Mano Menezes e agora com o Sr. Adenor Bacchi – o grande Tite – que foi tirado do Corinthians, onde implantou uma filosofia de jogo há um bom tempo, e, que tem dado certo. Mesmo perdendo o time titular do ano passado, quase todo, o Tite conseguiu manter um time com um padrão de jogo! Agora, começar de novo...
            E ficamos com receio do que possa acontecer com o Tite – hoje o melhor treinador em atividade no Brasil – porque a CBF não é confiável. Pode ocorrer com o Tite o que aconteceu com Leão, Felipão (7 a 1), Luxemburgo e Mano, ou seja, não conseguir mais ser um competente Técnico de Futebol, pois parece uma “praga”, passar por essa CBF de Teixeira, Marin e Del Nero, corrupta e incompetente. Será uma pena, se isto acontecer!
            Como disse o presidente do Corinthians, O Tite merece a Seleção mas a Seleção não merece o Tite. Acredito que poderia ter agido como o Muricy, não aceitando o cargo, por ter contrato com o Clube, mas, também reconheço que ele – o Tite – se preparou para este momento, que dificilmente se repetirá.
            Ele fez bem em, pelo menos, não aceitar o comando da Seleção Olímpica, pois não terá tempo, visto que faltam menos de cinquenta dias para o início da competição. Ele prefere já começar o planejamento para as eliminatórias sul-americanas. Talvez ele venha a ajudar a “quebrar” minha profecia de que o Brasil não se classificaria para a Copa de 2018, se nada mudasse na CBF! (Brasil hoje é o sexto colocado, portanto fora do Mundial). O principal não mudou, mas o Tite é muito competente e pode resolver sozinho! Pior, se não conseguir classificar o Brasil, para Copa de 2018, a culpa será todinha só dele. Se classificar, o mérito será da CBF que o tirou do Corinthians para salvar a Seleção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! É sempre muito bem vindo.
Nicanor de Freitas Filho