sábado, 8 de outubro de 2011

A Redação


Hoje não vou contar um causo. Vou publicar uma redação de uma menina de 11 anos, filha do meu amigo do Rio de Janeiro, que morou em São Paulo.
            Tenho que explicar que esta redação foi solicitada por uma professora do Colégio Santa Marcelina, onde já naquela época, se preocupava com transversalidade entre matérias. A professora  tinha dado uma aula de geografia, explicando o que é acidente geográfico, como são classificados os terrenos, falou sobre a conservação das águas, sobre a flora e a fauna, etc.. Depois da aula, solicitou uma redação sobre um país, utilizando o que haviam aprendido.
            Eis o resultado:

“O PAÍS
Em terras muito longe daqui, há um país pequenininho, mas bem pequeno mesmo, chamado país CORAÇÃO, nome dado por seus habitantes, os amorosos.

Neste país, ao lado leste, há o maior lago do país, o lago CARINHOSO. A oeste, existe o vulcão FELICIDADE, que não machuca ninguém: sua lava é um milk-shake de chocolate delicioso. No sul há uma praia chamada AMIZADE, onde a água afunda cada vez mais, mas ninguém se afoga. E, por fim, ao norte, tem a floresta BELEZA, onde vivem os animais mais diversos: leão-do-amor, a onça-feliz, o macaco-legal e muitos outros. E existem também as ervas e flores, por exemplo: a erva-do-coração-partido, que cura a tristeza e a flor-do-amor, que quem a cheira vive de bem com a vida.

A constelação que caracteriza o país é constelação AMOR, em forma de coração.

Eu gostaria de mandar um recado para os AMOROSOS: por favor, conservem este país sempre assim!
11/3/87”

Que nota você daria? 

Um comentário:

  1. Se adulta fosse a redatora ´mereceria nossa atenção e admiração...
    Como era uma garota de 11 anos torna-se difícil dar a nota. MAIS QUE ADMIRÁVEL...
    ZE

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário! É sempre muito bem vindo.
Nicanor de Freitas Filho