quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Causo 65 Delícia de Salmão...



Nicanor de Freitas Filho
            Em 1993, eu trabalhava como Gerente de Exportação de uma Fábrica de Cadernos Escolares e a filha de um amigo me perguntou se tinha como admitir uma amiga dela, que acabava de chegar da Inglaterra, onde tinha ficado um bom tempo estudando, falava mais duas línguas, além do Português. Não tinha vaga no meu Departamento, mas consegui contratá-la inicialmente como Estagiária e em seguida foi efetivada, como Assistente de Exportação.
            É uma das pessoas, com quem trabalhei, das mais eficientes. Tinha um probleminha: não chegava na hora nem a porrete! Mas em compensação, em uma hora ela fazia muito mais que muitos outros em 8 horas diárias. O tempo que ficou comigo me ajudou muito. Tanto que somos amigos até hoje e quando ela vem ao Brasil, vem em casa nos visitar. E nós também já fomos visitá-la, em Barcelona, onde vive hoje.
            O que acontece é que ela tinha ido para Inglaterra para estudar por 6 meses. Passado o período do intercâmbio, ela continuou por lá, mesmo estando, digamos, sem condições legais. Então nesse período ela conseguia se manter com trabalhos informais, como “baby-siter”. E esperta como ela é, conseguiu “cativar” algumas famílias que se tornaram “clientes cativos”, ou seja, quando precisavam a chamava.
Segundo ela contou, tinha um casal, que gostava de sair à noite e tinha um filho de 2 anos que se dava muito bem com ela. Então sempre que saiam, chamavam minha amiga para ficar com o garotinho. E muitas vezes ela acabava dormindo na casa deles, porque voltavam tarde, já de madrugada.  Mas a senhora tinha total confiança nela e dizia para ela fazer a ceia, comer direito e o filho indo dormir ela também poderia dormir. E recomendava, tem tais e tais coisas na geladeira, pode pegar à vontade e comer.
            Numa noite em que foi trabalhar, já foi prevenida que eles voltariam de madrugada. Ela então deveria fazer sua janta, logo que o menino dormisse. Quando ela abriu a geladeira, tinha um lindo filé de salmão ali, piscando para ela. Ela não titubeou, jogou o filé de salmão na frigideira com um pouco de manteiga e fez aquela "peixada"! Comeu bem, ficou satisfeita e foi dormir. Na manhã do dia seguinte, quando ela se levantou, aguardou sua senhoria levantar para acertarem as contas. Feito isto a senhora quis saber se correu tudo bem, se ela tinha comido bem. Ela disse que sim, que havia jantado um delicioso filé de salmão que estava na geladeira! Nisto a senhora com a cara de espanto disse: “- Mas você foi comer justo o salmão do meu gato? É comida especial para gato!!” He He He He He 

4 comentários:

  1. Freitas

    Menos mal que as minhas gatas - a Kitty e a Vivi - só comem salmão na ração, e esta está tão cara que eu nem ração como!
    Abraço - José Carlos - 05/10/12

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala sério, Zé Carlos, suas gatas merecem um salmãozinho...

      Excluir
  2. Hola Sr. Freitas...que memoria!!!Qtos anos ja se passaram :) na verdade nao foi o melhor salmao que eu comi, mas serve pra dar boas risadas...vivendo e aprendendo!!Beijao a todos. Marisol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, eu fiz questão de não a identificar, pois, primeiro não sabia se o causo está completamente certo e segundo se você ia ou não gostar.
      Muito obrigado pelo comentário e pelo e-mail. Gostei muito!!

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário! É sempre muito bem vindo.
Nicanor de Freitas Filho