domingo, 31 de março de 2013

Crônica 6 Livinha


Estando sem tempo para escrever, e, não querendo deixar um espaço de tempo muito grande sem postar no meu blog, resolvi hoje, homenagear sobrinha e filha, com um texto desta, escrito pouco mais de dois anos depois de perder a prima de menos de 20 anos, que estudava Matemática na Universidade de São Carlos e estava no auge da juventude, que, se viva fosse, completaria hoje 34 anos.

Livinha

Claudia Fonseca de Freitas Saraiva
            Uma criança retrata o mais sincero sorriso, um gostoso sorriso. Fofinha para apertar e carinhosa para retribuir o apertão. Foi a Copa do Mundo de 1982, a última Copa que eu passei em Frutal, que tanto chorei porque o Brasil perdeu; mas é a lembrança que eu tenho dela criança... não me lembro dela bebê, mas tenho nas minhas imagens a meiga criança que eu pegava para sentar no meu colo, e ficava abraçada querendo cuidar.
            A adolescente... quantos segredos, quantas paqueras, quantas voltinhas de carro nos mesmos quarteirões, conversas infinitas trancadas no banheiro...  CUMPLICIDADE!!! Coisas de adolescente, talvez a melhor fase da vida. Mais que primas... AMIGAS DE VERDADE!!! Segredos, segredos, segredos, até hoje compartilhamos segredos e cumplicidade.
            A adolescente linda e vaidosa, o cuidado incansável com os cabelos, sempre maravilhoso. Caminhadas, cardápios de regimes, e um sorriso sempre estampado no rosto, a alegria de tantos e tantos amigos, divertida, boa filha, ótima prima, excelente amiga, pessoa ímpar.
            Adolescente, de futuro promissor, resolveu se aprofundar na matemática da vida:
                        •         SOMOU AMIGOS!!!!
                        •         MULTIPLICOU ALEGRIAS!!!!
                        •         DIVIDIU SEU TEMPO
                        •         DIMINUINDO O CAMINHO DA VIDA!!!!
            Eu não entendia porque diminuir o caminho da vida, aqui estava tudo tão legal...
Aí ela não me esqueceu, veio me explicar a confusão da matemática da vida, que eu nada entendia.
            Quando ela se foi eu a transformei num anjo, porque só um anjo vai embora de repente, tão cedo, sem deixar explicações. Meu coração ficou tão pequeno, mas tão pequeno... e o anjo resolveu voar até mim... Era um anjo adolescente (todo anjo é criança ou adolescente), mas era um anjo de calça jeans e camiseta branca, com o cabelo comprido, castanho claro com bastante luzes, um sorriso estampado no rosto... era a MINHA PRIMA que veio lá do céu tentar me explicar o que eu não compreendia, ela estava linda, radiante, cheia de vida, não era um anjo de asinhas, era a LIVINHA que estava comigo e ela não cansava de repetir:
“EU ESTOU ÓTIMA, AQUI TUDO É MARAVILHOSO”, dava umas gargalhadinhas e continuava “OLHA COMO ESTOU BEM!!!!” Não sei por que, mas tudo se inverteu, eu estava com a cabeça deitada no colo dela, logo, agora eu é que tinha a proteção dela, ela é que me abraçava... .... eu entendi e aprendi:
- A vida nunca acaba, o caminho é interrompido, nunca diminuído, apenas muda-se a estrada... OS AMIGOS SOMADOS jamais serão esquecidos!!!! AS ALEGRIAS VIVIDAS podem continuar se MULTIPLICANDO com as boas lembranças (e que são inúmeras).
DIVIDIR O TEMPO é algo que faremos o resto da vida, porque temos pais, irmãos, amigos, desconhecidos que aqui cruzamos todos os dias nas ruas e ainda temos DEUS, com o qual somos muito egoístas, deixando por último, esquecendo que Ele nos trouxe aqui e que também tem saudades da gente, e que também quer estar com a gente..
E o melhor é que o caminho da vida NÃO DIMINUI NUNCA, por mais inacreditável que pareça, a esperança de a gente se encontrar é infinita o que REDUZ A ZERO a tristeza, PORQUE ESTIVEMOS E ESTAREMOS SEMPRE JUNTAS, todos os dias, e isso é maravilhoso, e eu entendi e aprendi a viver assim.
            Quanto à saudade... essa que dói no coração, ela não soube me explicar, essa saudade me faz chorar muito... mas a Livinha ainda é uma menina, não pode saber explicar tudo, até porque eu tenho comigo que a saudade é recíproca, então não dá pra explicar, por isso ela aparece, por isso TODOS OS DIAS ELA CONTINUA AQUI COM A GENTE, E DISSO EU TENHO CERTEZA !!!! TE AMO MUITO LIVINHA. PRIMA-IRMÃ-AMIGA  
SP.  Agosto/2001. 

13 comentários:

  1. Realmente, comovente e gratificante, nos ensinando que onde houver amôr nunca estarão longe de nós aqueles aqueles a quem amamos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irene, muito obrigado pelo comentário, que mostra que você captou exatamente o que ela quis dizer!
      Beijos
      Nicanor

      Excluir
  2. Cláudia
    As orações sempre encontrarão um eco, e essa tua conversa com a Livinha é uma verdeira oração, e das mais belas. Temos certeza de que ela, espiritualmente, já mexeu seus pauzinhos para ajudar-te a sair desse mau momento. Que te recuperes logo para que possas escrever outras belas crônicas como essa. Acho que o Freitas estava escondendo o teu talento. Um grande abraço. José Carlos - Eiko - Cláudio. 31/03/13

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zé, acho que ela só fica redigindo votos nos processos e por isso não escreve constantemente para nós.
      Se Deus quiser ela ficará boa logo!
      Abraços
      Nicanor

      Excluir
  3. Prima, obrigada por essas palavras tão delicadas e que nos aproximam da nossa querida Livia. Ela, assim como você, é uma daquelas pessoas que emanam carinho e sabem doar sorriso, colo, incentivo e alegria quando todos precisam. Tenho certeza que todas essas bençãos retornam e retornarão sempre MULTIPLICADAS pra você. Um abraço beeeem apertado. Pri.

    ResponderExcluir
  4. Pri e Eden, muito obrigado pelo comentário, que passarei à Claudia.
    Lembre-se que estou sem escrever e aguardando colaborações, como o causo do Tio Luiz. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Tio Nica, vivi, embora de longe, de forma muito intensa toda a tristeza que foi a partida da Lívia. Mas hoje, podemos constatar que ela realmente é um anjo e que nessa condição está a cuidar de toda a família! Quanto ao talento, a Cláudia nasceu para as artes: arte da vida, arte no bordado, arte para desenhar, arte para criar em tudo! Sorte nossa! Bjs. Bila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bila, sei que viveu e sofreu conosco todo o drama da Livinha, que como você constatou é mesmo um anjo. Que pena que não está mais entre nós!! A Claudia precisa por para fora o talento dela, pois somente o faz quando é "provocada"!
      Muito obrigado pelos comentários.
      Beijos
      Nicanor

      Excluir
  6. Caro Freitas.
    Ternura e lição de vida e de valores.
    César

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cesar, curiosamente você escreveu "lição de vida". Um rapaz, que era amigo da Livia (minha sobrinha que faleceu muito nova)escreveu um poema que ele chamou de: "LIção de VIda e Amor", cujas primeiras letras formam o nome dela.
      Qualquer dia eu o publicarei (se o autor autorizar).
      Um grande abraço.
      Freitas

      Excluir
  7. Nicanor, fiquei sabendo que vc esteve aqui. Eu estava no RJ. Espero que breve possamos nos encontrar. Fiquei encantada com a mensagem que você postou de sua filha retratando lembranças de sua prima.
    Me emocionei muito. Mensagem muito profunda e bonita.
    Abraços Suzana.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada tio Ze Carlos, sei que que esse texto deve ter lhe trazido lembranças, mas seguimos todos no caminho que Deus nos traçou e gracas ao "eco" vamos trilhando nossos caminhos., Bila e ao meu pai que publicou meu "momento desabafo" só posso dizer que sao pessoas que moram o meu coração. Clau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô filha, o Zéca vai ficar bravo, quando ler "Tio Zé Carlos", afinal você ja me deu 2 netos, mas vai ficar feliz pelas suas palavras...

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário! É sempre muito bem vindo.
Nicanor de Freitas Filho