segunda-feira, 29 de abril de 2013

Esportes 8 – Futebol e Papagaio



Nicanor de Freitas Filho
            Por mais que eu queira só contar causos, tem hora que não dá! Terça e quarta-feira da semana retrasada assisti, pela TV, quatro jogos de futebol. Bayern 4 x 0 Barcelona, Borussia Dortmund 4 x 1 Real Madrid, Brasil 2 x 2 Chile (Mineirão)e Brasil 2 x 1 Peru (Sub-17). (hoje já sei que o Brasil empatou de 2 x 2 com o Paraguai e não tem mais chances de chegar ao título).
            Embora na Europa eu “torça” pelo Real Madrid, não posso deixar de confessar, que aprecio muito o futebol do Barcelona, não só por Messi, mas pelo padrão de jogo que foi implantado pelo grande craque holandês Johan Croyff, seguido por Guardiola e, ao que parece, está ficando um pouco desatualizado. Não está “vencido”, apenas desatualizado, pelo menos pelo que vimos na terça e quarta-feira passadas.
            Eu aprecio muito o futebol do Barcelona, pelo avanço que deu na forma de se jogar. Realmente, diferenciou muito na essência do futebol. Este quando foi criado, na Inglaterra, cada turma de jogadores era chamada de “team” e que em Português, pelo menos no Brasil, virou “time”, mas na verdade a tradução de “team” é “equipe”, porque se jogam 11 jogadores, uns ajudando aos outros, ou seja, formando um jogo de  equipes.  E foi o que o Croyff implantou no Barcelona. Tanto é verdade que o número de troca de passes e o deslocamento de jogadores é impressionante! Geralmente ficam com a bola em mais de 2/3 do tempo de jogo.
            Os clubes brasileiros e também a nossa Seleção (incluindo a sub-17), não entendeu a evolução do jogo de futebol. Continuamos jogando nos famosos esquemas criados, principalmente a partir de 1966, quando saímos do 2-3-5 para 4-2-4, alguns 4-3-3, outros 2-4-3-1 ou ainda os que jogam com 3 zagueiros 3-4-3. O Barcelona joga de tal forma que podemos dizer que jogam num esquema 4-4-4. Mas como eles jogam com 12 jogadores de “linha”? Não! Só que, como jogam em equipe, tem sempre 4 jogadores na “jogada” e 4 na retaguarda. Eles se deslocam e trocam passes com tanta facilidade, e, principalmente habilidade – e treinamento – que se transformam em 4-4-4. Vocês já repararam o quanto o Messi, Iniesta, Xavi, Pedro, David Villas, voltam para marcar? E o quanto o Daniel, Jordi, ou Adriano atacam? E o quanto o Piqué e Busquets armam jogadas? Então é isso aí!
            Enquanto isto nossa Seleção continua jogando com dois zagueiros bem atrás, dois volantes “marcadores” um homem para “armar” as jogadas, um atacante que faz o “pivô” e mais dois laterais e dois “ajudantes”, um para os volantes e outro para o armador. Assim, na maioria das vezes ficamos num 4-4-2... “Volante que marca gol é bonitinho para a imprensa, não para o time”, ouvimos isto alguns dias atrás... Lembram-se? E assim foi o jogo de 2 a 2 com o Chile. Leandro Damião, Ronaldinho, Jadson, Neymar, nem pensar em voltar para marcar. São “criadores” ou “matadores”. O que aconteceu? Uma grande vaia para a Seleção em pleno Mineirão, e os gritos de olé a cada troca de passes da Seleção Chilena.
            Pior, é que no jogo da Seleção sub-17, treinada pelo senhor Galo, jogando no mesmo padrão CBF. Ganhou, por acaso, da fraquíssima Seleção do Peru, que se não me engano, não ganhou nem empatou nenhum jogo ainda, no hexagonal. Por isso mesmo é que o nosso novo treinador só ganhou da Bolívia (ganhou de quem?? da Bolívia??)! Ah! Bão!! Mas o jogo não foi em Oruro não, a quase 4.000 metros de altitude! Então ganhou de ninguém!
            Isto me faz lembrar de quando era criança e tinha como um dos meus hobbies soltar papagaio (ou pipa como alguns dizem). Quando fui soltar pela primeira vez, lembro que a linha era enrolada num pedaço de madeira (cabo de vassoura cortado). Mais adiante começamos a usar as latinhas de massa de tomate, pois eram mais grossas e enrolava mais depressa. Para soltar papagaio é importante você ter o total controle da linha, pois para fazer o papagaio subir, ou tem que estar ventando forte, ou você dar um corrida, até o papagaio pegar certa altura, ou se você puxar a linha com muita rapidez.  Muitas vezes, para fazer o papagaio subir, a gente tinha que correr e ainda enrolar a linha na latinha para puxar mais rápido. O “puxar rápido” também era importante, porque tinha alguns “bandidinhos” que enroscavam seus papagaios com os outros e puxavam rápido, “roubando” o papagaio dos mais fracos. Assim, apareceram aqueles marmanjos com as latas de óleo, que eram bem mais grossas e enrolavam a linha mais depressa. Mas tinha que ter mão grande, para segurar a lata muito mais grossa. E, logicamente, tinha aqueles que tinham poder aquisitivo e mandavam fazer as tais das carretilhas, estas sim, puxavam os papagaios com muita rapidez. Muitas vezes até para subir o papagaio, bastava “dar linha” e enrolar rápido na carretilha que ele subia.
            Até que um dia, meu Padrinho Tarcísio – que era mecânico-eletricista – fez para mim uma carretilha diferenciada. Ele utilizou um jogo de engrenagens, de uma antiga furadeira manual, cuja relação de rotação era de aproximadamente, quatro vezes, ou seja, cada volta que eu dava na manivelinha, as pás enroladoras, davam quatro voltas. Fácil! Não precisava nem correr para soltar o papagaio. Bastava enrolar rápido minha carretilha-de-engrenagens que o bichinho subia fácil. Ninguém mais me “roubava” papagaio, pois eu era capaz de puxar muito mais depressa que qualquer um dos “bandidinhos” que usavam lata de óleo, ou mesmo carretilha comum.
            Porque que eu fui me lembrar disto, relacionando ao futebol? Porque essa carretilha com engrenagens era igual ao 4-4-4 que o Barcelona joga. Não tinha como perder! Pois é, tive sorte que não apareceu ninguém com uma carretilha impulsionada a um motorzinho a pilha, como essas do Bayer e do Borussia! Porque eles passaram a jogar num 5-5-5 que estraçalhou as carretilhas do Barcelona e do Real Madri (bem verdade que esta tem um jogo de engrenagem só de dois por um...).
            E não é que o Felipão continua dando “latinhas de massa de tomate” para nossa Seleção soltar papagaios na Capa das Confederações?

10 comentários:

  1. Nicanor , eu sou torcedor do Santos , mas se você me pedir a escalação normal do time eu me enrosco. Fiquei impressionado com o seu entendimento de futebol , ainda mais de times estrangeiros.Você está melhor do que o Felipão.
    Eu também gosto muito do tipo de jogo do futebol estrangeiro, principalmente do Barcelona.Tudo o que você disse é verdade e eu inclusive aprendi algumas coisas a mais.
    abraços , baldi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Baldi, agora já estou mais fã dos alemães do que dos Espanhois, pois estão muito mais eficientes. Assim foi com o Brasil de 1970, Holanda de 1974 e 78 e a Espanha em 2010, mas agora, acho que ninguém tira da Alemanha. Quem viver verá...

      Excluir
  2. "Nica, eu entendi, porém, pouca gente alcançou. É muita teoria, correta mas impraticavel para dirigentes e jogadores brasileiros. Numa análise curta eu diria apenas, para não entrar nos detalhes de "esquemas", que a fraqueza do nosso atual futebol brasileiro está simplismente na qualidade do "passe". Nem os iniciantes clubes da Africa tem pior passe que o nosso. Sou admirador, sim, do passe do futebol argentino (um dos melhores do mundo). Esquema tático no futebol brasileiro não funciona !!! Somos eternos adeptos da improvisação e presos a esperança milagrosa de uma jogada individulal dos craques que não podemos negar que existem. Não dê de cuiabano e venha me dizer que voce "DISCONCORDA" . Me respeito primo. Eu fui quase craque. abraços."
    José Pedro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim como aconteceu em 2002. Uma gama de craques que não tinha como perder!!

      Excluir
  3. Concordo, mas para jogar assim precisa de muito treinamento e entrosamento. Agora não temos nem time definido ainda. Sei não...acho que temos na mão até agora apenas cabos de vassoura cortados.
    Junior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode até dizer que já estamos com a latinha de massa de tomate, mas como enfrentaremos as carretilhas dos alemães??

      Excluir
  4. Nicanor

    Comecei a jogar futebol na várzea com 15 anos. Um dia reunimos meninos inteligentes e montamos o seguinte modelo para o futebol do nosso time da rua:
    1. Movimentação de cada jogador para:
    1.1 recuperação coletiva da posse de bola
    1.2 colocação individual para receber/pedir a bola.
    2. Valorização da posse de bola:
    2.1 momento do passe lateral, diagonal, inversão de lado, etc
    2.2 momento do passe final para conclusão
    2.3 momento da jogada individual
    3. Fundamentos, em função de (1) e (2)
    3.1 endereçamento da bola para quem deve iniciar uma jogada no setor.
    3.2 pré-posicionamento adequado de quem deve receber a bola

    Jogadores inteligentes entendem essas coisas. Até o Dunga, tecnicamente limitado, foi campeão do mundo ajudando a organizar a seleção brasileira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto aí são "regras" dos espanhóis, mas como disse o sobrinho acima, exige muito treino e nossa Seleção não treina...

      Excluir
  5. Olá!

    Concordo plenamente!!!

    Só pra ter uma ideia, hj passei a torcer contra meu próprio time, ( Tricolor )
    Isso porque joguei campo dos 16 aos 44, comecei no Desafio ao Galo o sr, lembra?
    E nem o time em terminei a carreira de varzeano, ( Grêmio da Lapa ) com 202 gols marcado e muitas assistências que nem lembro mais o número.
    Nunca jogamos individualmente, um ajudava o outro e assim ganhávamos e perdíamos, mas estávamos juntos como um Time!!
    Nosso futebol tem suas vitórias e vitoriosos, não pela competência dos ganhadores, mas sim pela incompetência dos perdedores.
    Por isso torço contra, quem sabe saem algumas peças que já estão mais pra museu e que já tiveram seus dias de glória, e entra gente nova que saiba ver o que está acontecendo lá fora. abs
    Rogério

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rogéroio, como disse meu primo, escrevi para quem entende de futebol e você sei que entende, pela própria prática... É isso aí mesmo. Não sei se vou conseguir, mas vou tentar não torcer pelo Brasil na Copa das Confederações, quem sabe perdendo, esses vagabundos desses dirigentes tomam vergonha na cara...

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário! É sempre muito bem vindo.
Nicanor de Freitas Filho