quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Crônica 16 Sou Feliz!


Claudia Fonseca de Freitas Saraiva
            Sou muito grata a Deus por toda felicidade que me proporcionou e me proporciona nesta vida!
            Talvez a melhor coisa que tenha me acontecido foi nascer, isto mesmo, simplesmente NASCER. As demais são consequências.
            Mas sempre acontece um novo fato na vida e acabamos por dizer “nossa, a melhor coisa que me aconteceu!...”. Assim sendo, melhor dizer, “está é a última melhor coisa que me aconteceu na vida!”
            Meus pais....não poderia Deus ter escolhido melhor. Deram-me amor, educação e proteção, e me ensinaram a caminhar por esta vida, no começo de mãos dadas, e aos poucos foram me soltando. Encaminharam-me e hoje sou assim feliz! E devo grande parte disso a eles. Dedicação ilimitada.
            Depois “esbarrei” com o Dady.  Este então foi escolhido, à dedo, por Deus com sua tamanha sabedoria. Ele só podia ser meu! Quantas qualidades, Lindo! Pessoa honesta, trabalhadora, grande jogador de tênis, marido, pai, mas com cara de bravo, (risos). Minha admiração profunda. Meu amor sincero. De quebra, aumentou minha família, meus sogros, minha cunhada, meu cunhado e agora minha mais nova afilhada Bruna. Fora isso, com ele, tive meus maiores presentes, e mais uma vez, “a melhor coisa me aconteceu na vida!”
            Descobrir que estava grávida em 2006 foi simplesmente indescritível. Uma felicidade incrível, que só quem teve um bebê no útero pode entender. Tudo fica leve, tudo fica alegre. Senti-me a melhor pessoa do mundo! Amava uma criatura que me chutava na barriga o tempo todo, que me tirava o sono, e eu nem sabia como era seu rostinho. Diverti-me demais e curti a gravidez toda, embora tenha passado muito mal com enjôos, o que não me tirou a alegria em um só momento. Cada coisinha pensada e feita com tanto amor esperando a chegada do Guilherme.
            Eis que nasceu o Guilherme em 04 de maio de 2007. Meu Deus, quanto amor, não sabia o que era isso! Ficava horas olhando aquele bebê e não me cansava. Parecia que nada mais existia no mundo, pelo menos, mais nada tinha tanta importância. A cada movimento dele eu vibrava mais que a primeira final da copa do mundo, que assisti, onde o Brasil saiu-se vencedor, nos pênaltis, e eu pude vibrar! Foram grandes vitórias ao lado do meu pequeno Gui.
            Com ele aprendi tanta coisa. Aliás, continuo aprendendo. Ele é inteligente e bonito como o pai, sorridente e feliz como eu. Tirador de sarro... E o amor só foi crescendo, se é que pode, porque já nasce infinito esse amor. Como foi difícil deixá-lo na escola nos primeiros dias, afinal ele era só meu, como dividí-lo? Sofri, foi difícil, mas passou e sei que foram ótimas as conquistas dele. Fez amigos, aprendeu a falar, a se comunicar, a ler e escrever, a jogar futebol (será?), a ser “gente”, a respeitar, entre tantas outras coisas. E como isso tudo é gratificante. Achei que nunca mais ia amar alguém assim.
            Mas o tempo passou senti a vontade e a necessidade de ter outro filho e dar à ele um(a) irmão(ã)....uma pessoa que fosse companhia e família para ele, além da mãe e do pai.
            E em 2009 eu engravidei, que felicidade! Mas passou, com 14 semanas de gestação acabei por fazer uma curetagem em decorrência de uma gravidez “anembrionada”. Sofri intensamente, quando descobri que não havia embrião algum dentro do saco gestacional, como sofri, chorei dentro de mim por muitos dias e noites. Apeguei-me mais ainda ao Guilherme!
            E em 2010 nova chance me foi dada. Novamente estava grávida. Tamanha era a alegria quando fiz o ultrassom e vi um coraçãozinho lá dentro batendo, mais uma vez digo, indescritível, só sentindo mesmo para saber. E mais uma vez eu podia dizer que a melhor coisa tinha me acontecido na vida. Todavia, aquele anjinho resolveu que não era a sua hora. E foi embora com cerca de 12/13 semanas. Foi ai então que eu desisti. Curti muito o Guilherme, muito mais ainda, porque eu posso dizer que tive o privilégio de ficar muito com meu filho, fizemos muitas coisas juntos, talvez ele não vá se lembrar quando crescer, mas eu jamais vou me esquecer de todos os nossos momentos. Era a maior felicidade da minha vida!
            E como tudo tem o lado bom e o ruim, penso que talvez eu o tenha sufocado com meu amor intenso, queria-o só pra mim, era tudo o que eu tinha na vida, era meu e pronto!
            Foi quando, num exame de rotina, em 2011 o médico me diz “gestação de cinco semanas....” (não vou relatar aqui tudo o que aconteceu naquele momento, até porque o médico que realizava o exame deve ter me achado uma louca, em último grau, diante da minha reação). Insisti que não poderia ser, afinal estava evitando, e é melhor parar por aqui neste tópico (risos). Deixo para relatar em outro momento, porque hoje dou risada do que aconteceu.
            Na verdade, naquele momento, senti um misto de felicidade intensa, mas com tamanho medo de vir a sofrer, novamente, que eu não sabia se ia aguentar. Susto! Medo! Foram sensações e sentimentos que caminharam juntos com o “mais novo melhor acontecimento da minha vida!”
            Tenho comigo que nossas famílias também tinham receio de um eventual novo sofrimento, mas de outro lado acredito que cada um no seu cantinho rezou e pediu muito a Deus para que esse fosse um momento de pura felicidade.
            Quantos exames, quanta prevenção, quanto cuidado e carinho da minha médica, que comigo já tinha sofrido também. E assim os dias foram passando... Curtia muito o Gui, e uma nova barriga que foi crescendo, e, se de um lado a sensação de que demorou, em razão da ansiedade, para que tudo desse certo, de outro lado passou rápido demais porque o Guilherme preenchia meu dia com sua alegria!
            Susto! Dia 19 de dezembro de 2011, cerca de 29 semanas de gestação, um sangramento considerável. Acudida pelas meninas que trabalham comigo, que prontamente me levaram para a maternidade, tão aflitas quanto eu, mas tão rápidas e diligentes quanto uma ambulância e seus médicos. Imensa gratidão! Foram momentos desesperadores, mas um alívio enorme quando ouvi aquele coraçãozinho batendo!! E batia muito!! Chorei muito, mas de felicidade e alívio. (minhas amigas e minha mãe também choraram eu creio!)
            Ansiedade sem fim, contando dia a dia, semana a semana.
            36 semanas de gestação, ufa ! tudo estava indo bem.
            Passei um sábado no clube, cansada com o peso da barriga, e minha Camilinha que chutava mais que qualquer jogador de futebol em treino intenso.
            Acordo no domingo, ainda muito cedo, com dores e “contrações”, creio que um pouco descontrolada. E corremos para a maternidade. Nós três, o Dady, o Gui e eu! E ali encontramos meus pais, bem na entrada.
            Prontamente atendida pela médica que se encontrava no hospital, escuto-a dizer ao telefone, para minha médica, que eu estava “descompensada”, e apesar da dor, pude entender perfeitamente o significado e ficar bastante irritada com isso. “Descompensada?” Descompensada era ela que não sabia a dor e o medo que eu sentia naquele momento!
            Depois fui saber que “descompensada” significava que as contrações que eu tinha não eram compatíveis com meu estado e minha dor. Ah ta. Então ta explicado.
            Sala do parto. Meu Deus! Minha filha vai nascer prematura! 36 semanas. As médicas cuidadosas e carinhosas, principalmente porque tinham acompanhado TODOS OS ACONTECIMENTOS.
            De repente, ali deitada, anestesiada, e percebo as caras de  “algo está errado”. Susto ou pânico (não acredito que médicos sintam pânico, pois lidam com fatos inesperados frequentemente, mas era o que eu podia ver, naquele momento, nos olhares trocados entre eles (depois soube que minhas dores eram decorrentes de um grande coagulo que ali se formou, e a possibilidade de ter causado uma hemorragia, mas deixa pra lá, não devem ser relatados) ansiedade, momento tenso, muita oração, e de repente, palavras doces da assistente da médica para me preparar e tranquilizar caso houvesse qualquer procedimento ou conduta diferentes do padrão “parto”, em razão das consequências do coagulo, que até então, eu nem tinha conhecimento.
            BUÁÁÁÁ, o melhor dos choros que pude escutar em toda minha vida!! A Camila nasceu!!
            Também fui capaz de ver a cara de alívio de cada um deles que estavam ali comigo naquele momento mágico. E diante da tensão ali instalada, o clima foi descontraído quando o anestesista me disse “como ela é linda”!! Linda!! Isso mesmo, linda, toda amassada, e inchada, mas era a menina mais linda que eu já tinha visto, e novamente aquele imenso amor tomou conta de mim. E mais uma vez, podia dizer  “a melhor coisa que me aconteceu na vida!”. Nasceu forte e saudável. De prematura não tinha nada! Tanto que saímos juntas da maternidade! E nisso já se passaram dois anos.
            Sim hoje é aniversário da Camila! Dois anos. Como ela é linda e graciosa. Independente, quer fazer tudo sozinha. Ela é charmosa. Ela é brava. Ela é amorosa demais. Tinha em meus pensamentos que nunca mais sentiria aquele amor que sentia e sinto pelo Gui, e de forma instantânea nasceu o amor pela Camila, tão grande e igual. Parabéns minha filha querida. Como é possível amar tanto duas pessoas que mudam completamente a vida da gente.
            Faz-me tão bem e tão feliz ver o amor que o Guilherme sente pela irmã Camila, e o amor que a Camila sente pelo irmão Guilherme.
            Como é grande o meu amor por eles.
            E enfim, essas são “melhores ‘coisas’ que aconteceram na minha vida”!
            Grata a Deus, porque tudo acontece na hora certa!

37 comentários:

  1. Copiado do e-mail recebido: Não sei postar, mas li com muito carinho e emoção o texto da Claudia. Que profundidade e singeleza.Parabéns a ela e a você pai babão!!! Com razão !!!
    Carlo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlo, muito obrigado! Você sabe o quanto é importante para nós a sua opinião. Abraços Freitas

      Excluir
  2. Parabéns Cláudia... perfeito... fiquei muito emocionando! não pare de escrever... continue como seu pai!

    ResponderExcluir
  3. Essa Claudinha ta querendo matar a gente né? Dois dias seguidos me fazendo chorar....Parabens à ela pelas lindas cronicas, aos pais dela que 'fizeram' ela ser assim, e hj especialmente à Camilinha linda e charmosa! Saudade docêis. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podia escrever mais, não é? Quem sabe ela se entusiasma com os comentários de vocês...Beijos

      Excluir
  4. Muito lindo Claudinha!!! Me emocionei com vc. Grande bju.
    Continue escrevendo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Tia Isabel. Acho que ela vai ficar mais feliz ainda com os incentivos.

      Excluir
  5. Sr. Nicanor e Claudia, que palavras sábias, quanto amor, quanta ternura, parabéns pelos 2 aninhos da Camilinha. Família sem dúvida é o que temos de melhor, que Deus continue protegendo e abençoando todos vocês. Claudia querida que bom que você faz parte da nossa família, amo muito vocês, beijos, Irene Monteiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Irene. A honra de estar na família é toda dela, pode ter certeza! Tudo de bom para vocês. Beijos

      Excluir
  6. Claudia, que bom que todos estão lhe incentivando a escrever. Eu sempre gostei de tudo que você escreve. Pena que escreve tão pouco. Prefere "escrever" nos processos... Beijo muito carinhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Freitas
      Sorte dos "processos" que bem poderão humanizar-se com a sensibilidade de quem os escreve. Azar nosso, porque sobra pouco tempo à autora para que escreva p´ra nós, e conosco compartilhe a sua carga de emoção, sensibilidade e felicidade. Bela homenagem a todas as mães, aos filhos, às famílias e à capacidade humana de se reinventar e superar. Parabéns e abraços a todos vocês, especialmente à Cláudia, claro! José Carlos e Eiko.

      Excluir
    2. Eiko e Zéca. Muito obrigado! Como é bom ter amigos como vocês.
      Um abraço aos "já-já" vovós...

      Excluir
  7. Sábias palavras meu amor , obrigado por escrever este texto e homenagear nossa família.
    Dady

    "O amor de mãe por seu filho é diferente de qualquer outra coisa no mundo. Ele não obedece lei ou piedade, ele ousa todas as coisas e extermina sem remorso tudo o que ficar em seu caminho".

    Agatha Christie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dady, muito obrigado pelo comentário aberto no blog. Abraço do "sogrão".

      Excluir
  8. Gostei do que foi dito e admirei a forma como foi dito! Parabéns, parabéns Cláudia!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cláudia, muito obrigado pelo comentário. Isto deve incentivá-la a gastar um tempinho a mais para ajudar no blog do Pai.

      Excluir
  9. Oi,oi,oi.
    Sabia que a Claudddinha era valente, mas não tanto... pelo que conheço do amigo Freitas e a Maria, ela teve a quem puxar ! César.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cesar, Muito obrigado pelo seu comentário, inclusive ao que nos refere. Você é pai e sabe o que isto significa. Graças a Deus ela puxou a si mesma, pois os pais são menos valentes...

      Excluir
  10. Acho maravilhoso esses contraditórios: Alegria x tristezas: Desilusão x Esperança;
    Foram essas "belezas" que a Claudinha conseguiu nos transmitir com tanto talento, profundidade e exemplo de "amor". Parabéns do vovô J.P.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zé Pedro, você a conhece desde que nasceu e sabe que ela sempre foi assim: "às vezes parece desligada X num dia escreve duas lindas crônicas".
      Muito obrigado pelo incentivo.

      Excluir
  11. Recebido por e-mail: "Que Lindo Claudinha ! Me Emocionei ! Parabéns pra Camilinha e Parabéns Nica e Maria pela Filha Maravilhosa ! Bjs com Saudades de todos vocês !
    Ana Arantes"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tia Ana, tio Renato, Cristina e Fernandinha, nós também temos muitas saudades de vocês. Muito obrigado pelo comentário.

      Excluir
  12. Recebido por e-mail: "Não consegui publicar no seu blogue, por isso comento aqui. Gostei muito dos textos da Cláudia! Ambos muito emotivos, por razões opostas - a morte e o nascimento. Tocou-me particularmente o segundo, por ter um filhote com 10 meses e a maternidade ainda ser uma novidade para mim. Revi-me nas várias etapas, desde querer ter um filho, descobrir que estava grávida, os medos, a ansiedade, a felicidade, os percalços, a preparação, as horas que antecederam o parto, o parto, os primeiros momentos e todos os que se seguiram até hoje, numa catadupa de mudanças, descobertas e alegrias!
    Um abraço apertado para a vossa família e um beijinho especial à Cláudia e aos seus dois amores-maiores, Teresa Ferreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teresa, muito obrigado! A Claudia vai gostar muito, tenho certeza, pois foi este o motivo que a levou a escrever a crônica. Beijos

      Excluir
  13. Recebido por e-mail:"Claudia escreve muito bem e mexe com os sentimentos de maneira ímpar! Como n sei escrever no blog rsrsrsrs( preciso de aula extra kkkk) deixo aqui meu comentario: continue a registrar seus sentimentos e a expressar de maneira tão delicada tds eles! Confesso q ao lê-los não consigo conter as lágrimas..." Sofia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sofia, muito obrigado pelo comentário. Ainda vou descobrir, como colocar os comentários com mais facilidade. Sei que uma delas é tornar-se seguidor do blog, pois aí já aparece a sua identificação. Mas não faz mal, eu vou copiando e colando aqui. Grato

      Excluir
  14. Parabéns Claudia. Acompanhei o nascimento de meus dois filhos e vários netos. As vezes o inesperado acontece, mas vale a pena, não é? Felicidades a todos. Wanderley Ciuffi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wanderley, muito obrigado pela sua atenção. Tenho certeza que ela ficou muito feliz com este comentário. Abração
      Nicanor

      Excluir
  15. Parabéns, Cláudia! Família é a base de tudo! Continue escrevendo! Bernadete Cardoso Loureiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bernadete, muito obrigado pelo incentivo a ela e pela verdade dita no comentário!

      Excluir
  16. Tio, umas das "coisas lindas" que aconteceu em minha vida foi ter conhecida a Cláudia e termos nos tornado amigas. Por isso, li, muito emocionada, cada palavrinha, cada sentença, pois mesmo de longe (só de corpo, pois de alma sempre ao lado), vivi cada uma delas e agora, pude recordá-las, como num filrme. Como é doce a vida, mesmo com todos os percalços pelos quais passamos, pois esses momentos, lindos, é que nos fazem refletir e concluir que vida realmente é uma benção! Bjs em todos. Bila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ter certeza que tudo que você disse é recíproco. Também para ela, foi muito bom ter conhecido você e sua família. Sabe que a consideramos muito também. Muito obrigado por tudo que disse. Vai ajudá-la muito. Carinhoso Beijo.

      Excluir
  17. Recebido por e-mail: "Freitas, não é que que a menina escreve bem. Eu e a Dirce gostamos muito. Parabéns, beijos nossos a Claudinha e também à Maria. - Perez"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perez, muito obrigado! Isso é muito incentivador para ela. Abraços

      Excluir
  18. Não conheço a Cláudia, mas em várias passagens do que foi escrito, me identifiquei bastante com ela. Já passei por problemas semelhantes na minha primeira gestação e também fui submetida a uma curetagem, quando pensei que estava esperando do meu segundo filho, Ela conseguiu transmitir com clareza tudo o que uma mãe sente em tais circunstâncias. Ela possui excelente redação e deve continuar escrevendo! Parabéns "Cláudia". Gostei muitíssimo!!!
    Maria de Fátima Lucas


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fátima, muito obrigado pelas suas palavras. Minha filha é muito sensível e graças a Deus ela sabe se expressar muito bem. Ela só não me ajuda mais aqui no blog, por falta de tempo, pois cuidar de dois pirralhos não é fácil...

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário! É sempre muito bem vindo.
Nicanor de Freitas Filho