terça-feira, 11 de março de 2014

Crônica 20 Eis que hoje é o dia dela!

Pai... pode censurar caso entenda não ser pertinente. Simplesmente acordei, tomei café e sentei para escrever. Não sou escritora, apenas uma pessoa emotiva! Então às vezes pode não fazer sentido alguma coisa....Beijos Claudia.

Eis que hoje é o dia dela!

Claudia Fonseca de Freitas Saraiva
            Não a conheci nesta vida, mas sei perfeitamente como ela era, por dentro e por fora!
            Por fora, linda – as fotos me mostram – um sorriso encantador e de paz, a esconder tristezas que a vida pode ter lhe proporcionado, mas que não a impediram de ser uma grande mulher.
            Por dentro, um coração enorme. Coração de Mãe! Coração de Vovozinha! Embora, infelizmente, para ela e para nós, não tenha conhecido nenhum de seus netos.
            Seis filhos bem criados. Seis orgulhos. Seis bondosos corações.  São seus frutos. Essa, a melhor e maior herança deixada para os netos.
            Esse enorme coração soube criar, educar e passar valores. Sempre escutei boas estórias a respeito dela. Jamais escutei uma só queixa. Sempre senti carinho e admiração sem sequer tê-la conhecido.
            E, se de um lado o coração fica apertado de  saudades de quem não conheci, de outro, sinto-me confortada por saber o quanto ela foi tão amada.
            Se sinto saudades dos momentos que não vivi ao seu lado, tenho certeza que o amor dela chegou até mim de muitas outras maneiras.
            E, se eu não pude conhecer essa incrível mulher nesta vida, é porque algo muito mais valioso está reservado para o nosso encontro em um outro dia.
            Saudades da minha avó!

Nota: Recebi esta mensagem da minha filha, agora. Se minha Mãe fosse viva, faria hoje 102 anos...

57 comentários:

  1. Gosto de ler as pessoas que escrevem o que o coração lhes dita!!! Parabéns Claudia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena que você não assinou e não consegui identificar. Muito obrigado pelo seu comentário!
      Se voltar aqui, por favor, assine o comentário.
      Obrigado
      Nicanor

      Excluir
    2. Na vida o que mais nos importa são os valores que as pessoas nos passam ou nos deixam. Ainda bem que ainda existem pessoas que dão valor a isso.
      Grande abraço

      Marco Stabile

      Excluir
  2. "Parabéns Claudia, e parabéns ao papai também, a vovó de onde estiver está feliz e orgulhosa. Abraços"
    Pedro Borges Salum (via Facebook)

    ResponderExcluir
  3. "Bonita tio! Boa Claudia!!!"
    Gleydson (Via Facebook)

    ResponderExcluir
  4. Freitas
    A Cláudia transmite um momento de emoção que nos chega em lágrimas em forma de letras. E entendo bem esse teu estado de choro travado na garganta, misto da saudade e orgulho da tua mãe, e pelo que ela transmitiu, à tua filha, sem nunca tê-la conhecido. Duas grandes mulheres, cujo valor maior é a união pela genética e sensibilidade humana. Um grande abraço. Ah, foi bom saber notícias do Borges através do comentário dele. Se ele ler este, um abraço para ele também. José Carlos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zéca, você é parte desse blog, até pelo tanto que já colaborou. Sabe do meu prazer de publicar o que "eu gosto". Muitas vezes pode não agradar a todos, mas é assim que prefiro agir. A Claudia, embora não seja escritora, quando ela tem esses repentes, ela geralmente me emociona muito!
      Obrigado por "participar" desses meus sentimentos.
      Abração
      Frreitas

      Excluir
  5. Que lindo Cláudia!!! Parabéns, foi escrito com o coração.
    Márcia Moreno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia,
      muito obrigado pelo sincero comentário! Eu fico orgulhoso e garanto que a Claudia fica lisonjeada.
      Abraço carinhoso
      Nicanor

      Excluir
  6. Nicanor, lí a crônica da sua filha e também me emocionei. Grato pela oportunidade.
    Massao (via Facebook)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Massao, repito o que disse à Márcia: "muito obrigado pelo sincero comentário! Eu fico orgulhoso e garanto que a Claudia fica lisonjeada."
      Grande abraço
      Nicanor

      Excluir
  7. "Lindo, emocionante e muito merecido! Imprimi para mostrar para Aurora. Orgulho de voce Nica, filho e pai e da Claudia , filha e neta. Beijos"
    Silvana (via Facebook)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvana, imagine o quanto eu chorei, quando recebi...
      Obrigado em nome da Claudia.
      Beijos
      Nicanor

      Excluir
  8. "Lindos, beijão". Irene Monteiro (via Facebook)

    ResponderExcluir
  9. "Eu acho que acabei de ler a cronica de uma colunista da Folha ou da Veja... Parabens "feijaozinho"! Tu num eh fraca nao. Go ahead Claudiainha".
    Tiguta (via Facebook)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Tiguta, quando você lembra do "Feijãozinho", fico ainda mais emocionado, pois iria imaginar que o antigo "Feijãozinho" me daria tanto orgulho? Go ahead, I agree!
      Beijos
      Nicanor

      Excluir
  10. "Edith Carla Borges vc viu??? vontade de chorar só de lembrar da tia Concheta, mostra pra ela" Angélica Pires (via Facebook)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angélica, muito obrigado pelo comentário e pela emoção!
      Abraço
      Nicanor

      Excluir
  11. Lindo Nicanor. Tem que se orgulhar da filha e do legado de sua Mãe!
    Carlo Barbieri (via Facebook)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Carlo, como ela lhe chama de "Tio Carlo" até hoje, acredito que seja pelo grande carinho, que lhe dedica. Agradeço em nome dela.
      Abração
      Freitas

      Excluir
  12. "Claudia, parabéns pelas suas palavras com tanto sentimento por uma pessoa que você aprendeu a amar sem ter conhecido. Parabéns a vcs Maria e Nica pela filha maravilhosa que vcs fizeram, criaram e entregaram ao Dady. Sortudo este meu filho!! Bjs" Josiane Yokana (via Facebook)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jô, muito obrigado pelo comentário. Ela também teve muita sorte de ir ao jogo do Guga para encontrar com o árbitro, seu filho. Que bom para nós!
      Acho que você não acompanhava meu blog ainda, quando fiz a homenagem à minha Mãe, pelo centenário dela. Vá lá no "Índice do Blog" e procure em 11/03/2012, Centenário Dona Ediith.
      Abraço
      Nicanor

      Excluir
  13. "Lindo demais!!!!! Eu e minha mãe nos emocionamos mas isto tudo é verdade sempre ouvi tudo de bom dela só bondade e humildade e ainds carrego um privilégio tenho o nome dela!!!! Lindo Claudia F Freitas Saraiva vc arrasou e nos emocionou....."
    Edith Carla (via Facebook)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edith Carla, que bom que vocês tenham gostado e se emocionado! Acho que você não acompanhava meu blog ainda, quando fiz a homenagem à Mamãe, pelo centenário dela. Vá lá no "Índice do Blog" e procure em 11/03/2012, Centenário Dona Ediith.
      Beijos
      Nicanor

      Excluir
  14. Amigo Nicanor, parabenize sua filha. Eu gostaria de escrever tão bem.
    Antes de ler a crônica, pensei em tirar um sarro de você (lembra dessa expressão?) como pai babão, mas depois de ler a crônica vi que não era só um pai babão. Você tinha razão.
    Congratulações á Cláudia e, por tabela,a você... kkkkkkkk
    Abraços
    João Baptista Whitaker de Assumpção (via Facebook)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Whitaker, mas eu sou "babão" mesmo! Agora, menos da filha e mais dos netos, mas continuo o mesmo.
      Muito obrigado pelo valioso comentário, pois mostra que você gostou do que leu.
      Grande abraço
      Nicanor

      Excluir
  15. Parabéns Claudinha. Poucos são aqueles que transmitem verdadeiros sentimentos em um simples: "acordei, tomei café e sentei para escrever". Abraços. Jr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Junior, dito assim, parece mesmo simples, mas acho que foram os "sentimentos" que afloraram naquele momento. Ela vai ficar lisonjeada ao ler seu comentário, com certeza.
      Abração
      Nicanor

      Excluir
  16. Que lindo! Emocionei-me e lembrei-me de meus queridos avós que me deram muito amor. Parabéns a Cláudia! Está escrevendo delicada e lindamente. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Regina! Sei que ela vai ficar toda lisonjeada com seu comentário!

      Excluir
  17. "Orgulho de ser neto também! Felizes palavras." Bruno Henrique (via Facebook)

    ResponderExcluir
  18. Parabéns Cláidia. Parabéns Nicanor tens razão de estar orgulhoso. Claúdia é puro amor. Lucia Leilaa Gomes (via Facebook)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Lucia! Você sempre atenta às essas coisas! É muito bom saber que gente nos lê e gosta! Abraços

      Excluir
  19. "Que emocionante!! Lindo, tudo isso qq escreveu. Um abraço" Ana Maria Campos (via Facebook)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ana Maria, pelo comentário e emoção que sentiu por nós! Abraços

      Excluir
  20. "BRAVOOOOOOOOOO" Alayde Rosa Borges (via Facebook)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dedete, quem conviveu com a "Dete", como você a chamava, sabe muito bem o que seria para ela, ter conhecido os netos... Beijos

      Excluir
  21. "Maravilhoso" Eliane Moura (via Facebook)

    ResponderExcluir
  22. Na vida o que mais nos importa são os valores que as pessoas nos passam ou nos deixam. Ainda bem que ainda existem pessoas que dão valor a isso.
    Grande abraço
    Marco Stabile

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vindo de você, sei que vai fazer muito bem à Claudia. Muito obrigado!

      Excluir
  23. Sobraram poucas palavras para eu comentar , lindos comentários, garanto que emocionou todos q leram , eu na 2a. linha ja estava com minhas batidas cardíacas aceleradas.
    Pediria licença a Claudia p agrecar ao texto o nome de um amigo ou mais tarde em separado outro ser humano que também ao meu ver essas declarações ou mais, com certeza , de quem eu estou mencionando você ja deve ter suspeitado , em caso de dúvidas eu costumo chama-lo de "Nica". Beijos em você, Maria e Nele , um enorme Abraço. Gudum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, "eu" já agreguei o nome do Nica, da irmã e dos 4 irmãos dele, pois foram eles que transmitiram aos filhos o que "significava" a Mãe para eles. Um Mãe sozinha, a maior parte da vida, nunca reclamou, nunca protestou, nunca culpou ninguém! Apenas trabalhou e nos formou, sozinha (com a ajuda dos familiares) e nos ensinou o que era a vida e como enfrentá-la, com honestidade, ética e amor ao próximo!
      Abração
      Nicanor

      Excluir
  24. Claudia querida.
    De alguma forma, o que se mantem unido através das nossas almas, transcende, sem necessitarmos explicações. Você conhece sua vovó, por isso sente saudade.
    Somos todos herança dos viveram antes de nós.
    Nicanor, que homenagem linda.
    Um grande abraço.
    Regina Coeli.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Regina, muito obrigado, em meu nome e da Claudia. Você "captou" os sentimentos dela, exatamente como ela sentia ao escrever!
      Abração

      Excluir
  25. "Que lindo! bela homenagem a D. Edite, não a conheci (por pouco)." Alcina Pacheco (via Facebbok)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Alcina. É muito importante para que possamos acompanhar o que mexe com as pessoas!
      Abraços

      Excluir
  26. "Obrigada!!!! Maioria suspeita, me conhece desde que nasci ou convive comigo rsrs. Agradeço o carinho e a vovó Edith fica feliz! Bjs em todos." (Claudia Saraiva via Facebook)

    ResponderExcluir
  27. Bom Dia Nicanor
    Imagino o quão feliz e emocionado vc se sentiu ao ler essa crônica escrita pela Claudia.
    Confesso q chorei pela forte emoção ao transferir essa crônica para a pessoa de minha avó.
    A veia da sensibilidade da Claudia é muito forte, aginal ela fala com o coração aberto e se expressa muito bem!
    Vcs, pais, podem ficar orgulhosos da filha q está dispontando como escritora ,
    Abs
    Sofia Sobelska (por e-mail)

    ResponderExcluir
  28. Muito linda a crônica da Claudinha. Não sei se ela gostava de escrever antes, mas faço votos que ela continue nos proporcionando alegria com seu jeitinho carinhoso de escrever. Eu já havia lhe falado , por telefone, que gostei do que ela escreveu sobre a prima.Beijos para ela e filhotes.
    Suelly de Paula (por e-mail)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sofia e Suelly,
      partindo de vocês, sei que ela vai se emocionar e ficar muito satisfeita. Muito obrigado pelas participações!
      Abraços
      Nicanor

      Excluir
  29. Nicanor,
    Por favor transmita à sua filha meus parabéns, tanto pelas belas palavras que escreveu, como pelos belos sentimentos que ela tem e nos transmite. Belíssimo!

    A. Soja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo Soja,
      Muito obrigado pelo comentário e pelas palavras incentivadoras para ela. Sei que vai gostar muito, pois ela o "conhece" pelos meus papos com ela. Um grande abraço.
      Nicanor

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário! É sempre muito bem vindo.
Nicanor de Freitas Filho