terça-feira, 25 de março de 2014

Crônica 22 Estou Indignada!


Claudia Fonseca de Freitas Saraiva
            A notícia não é de hoje, mas ainda não saiu da minha memória.
           Para mim inexplicável o ocorrido: Pai que bate em seu filho de apenas 8 anos, por cerca de duas horas, culminando com a perfuração do fígado e a consequente morte do pequeno, inclusive com afirmação em seu depoimento de que batia frequentemente no filho.
            Motivo: a criança gostava de lavar louças, e o “corretivo” tinha como finalidade fazer com que o pequeno tivesse atitudes de “Homem”. (Veja notícia:
            Que h-o-m-e-m é esse?
            Refleti muito e ainda continuo indignada com a atitude desta pessoa... (pessoa???)
            Pensei: “ – tenho um filho de seis anos e uma filha de dois. O que é necessário ensiná-los para que sejam verdadeiros ‘Homem’ e ‘Mulher’?”
            Começo avaliando meu mundinho... A sala da minha casa está sempre uma “bagunça”, carrinhos de “meninos” e bonecas de “meninas”, bolas de “meninos” e panelinhas de “meninas”, e por aí vai... Mas seria essa a maneira de descrever os brinquedos, considerando serem apenas duas crianças, que por razões obvias, ainda não tem discernimento para saber o que é brinquedo de “menino” e de “menina”, menos ainda o que  é “Homem” e o que é “Mulher” e suas diferenças? Detalhe, ambos brincam com TODOS os brinquedos e JUNTOS, e eu como mãe AMO MUITO TUDO ISSO!
            Diante da notícia, me lembrei destas férias de janeiro: minha filha tem uma pia que sai água para lavar os pratinhos e talheres. Nossa, agora no verão esse brinquedo foi sucesso garantido, tanto para minha filha como para meu filho. Aliás, posso dizer que meu filho, “Homem”, de seis anos, curtiu mais que a irmã, a “dona” do brinquedo.
            Ele estava adorando lavar louças.
            Evidente! Que criança não gosta de mexer com água? Fora a bagunça com a espuma que vai se formando. Delícia! Divertimento garantido. Acredito que a curtição estava em brincar com a água, para lavar qualquer coisa, não só as pequenas loucinhas que talvez não estejam catalogadas nos brinquedos destinados aos meninos “Homens”.  E posso afirmar que em nenhum momento passou pela cabeça do meu filho tratar-se de brincadeira “proibida” para meninos e eventuais consequências na sua vida adulta. (a deturpação está sempre na cabeça do adulto!)
            Aliás, eu como mãe, estava vibrando ao vê-los brincando, folia completa. Ademais, penso que das brincadeiras vão surgindo os ensinamentos para a vida, bons ou ruins.
            Mas que mal há em lavar louças?
            Oportuno mencionar a capa da Veja São Paulo, de 12/02/2014, apareceu a foto do Sr. Sílvio Santos lavando louça, com a chamada: As distrações na casa em Orlando: lavar louça e assistir a 54 capítulos de Breaking Bad”.
            Como mãe, pretendo criar meus filhos, tanto o “Homem” como a “Mulher”, da mesma forma, mesmos ensinamentos, mesmos valores, a mesma educação, a mesma visão sobre a vida. Afinal são dois seres humanos antes de serem “Homem” e “Mulher”. Criaturas de Deus. E desejo que sejam bons igualmente.
            Desejo que meu filho seja um “Homem” e tanto, daqueles que abre a porta do carro para a namorada ou esposa, que a deixe passar na frente ao entrar em um restaurante, que na calçada a deixe andar pelo lado de dentro, gentilezas que decerto, muitos “homens” não as possuem; que seja uma boa pessoa, honesto, íntegro, educado, de bem com a vida e quem sabe um grande pai, capaz de ensinar seu filho a lavar louças também!
            Assim, posso ficar despreocupada e aliviada por saber que será uma PESSOA do bem e capaz de qualquer feito, inclusive os domésticos, indevidamente intitulados como de “Mulher”, de forma que se PRECISAR lavar a louça não terá dificuldade alguma em lidar com e essa situação, e que fique bem claro, poderá agir naturalmente sem medo de deixar de ser “Homem” por isso.
            Aliás, quantos aos feitos domésticos, meu filho já tem desenvolvido algumas delas como arrumar a própria cama, bem como arrumar a mesa para o café da manhã nos finais de semana.
            Logo, lavar louça também será um dos tópicos dos futuros ensinamentos. Lavar a louça sim, porque NÃO é isso que vai torná-lo mais ou menos “Homem”. Vai apenas fazer dele um “Homem” melhor!
            Se hoje, as mulheres são responsáveis pelo lar, em todos os sentidos, porque além dos afazeres domésticos, também contribuem financeiramente em prol da família, também levam o carro para abastecer, para reparo em oficina, fazem consertos em casa, usam furadeiras, carregam sacolas pesadíssimas de compras do supermercado, sozinhas, entre tantas coisas, o que não lhes retira a feminilidade, a sensualidade, o charme e a graça de ser “Mulher”, porque o “Homem” não pode lavar louça?
          Atesto ainda que conheço alguns homens que tratam naturalmente sobre o assunto “lavar louças” e afirmam sem o menor preconceito o auxílio às esposas, quando se trata do assunto “divisão de deveres em casa”.
         Imagino assim que, lavar louças não fará do meu filho “menos Homem”!
         Acredito sim que fará dele um Grande “Homem”, um “Homem” melhor, alguém que saiba se virar nesse mundo, lhe trará espírito de solidariedade, de generosidade, de compartilhamento de “deveres”, e provavelmente minha futura nora vai me agradecer (rsrs – para descontrair do pesado tema...)
            E meu querido filho, se um dia você tiver acesso à esse desabafo, saiba que o amo infinitamente, e serei eternamente grata pelas vezes que lavar a louça para a mamãe, após as refeições e profundamente orgulhosa, se assim fizer com a família que constituir!
            E a você minha filha querida, desejo um “Homem” de verdade na sua vida, daqueles que saibam até mesmo lavar louças! 

10 comentários:

  1. Freitas/Claudia
    Profunda lição de civilidade, cidadania e sabedoria mater/paternal. Parabéns, Cláudia! Se teus filhos seguirem a tua postura e ensinamentos, por certo sentirão orgulho da mãe por tê-los transformado em seres humanos do mais mais alto quilate. Abraços - José Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zé Carlos, mais uma vez, o seu incentivo para ela será muito bom! Muito obrigado!

      Excluir
  2. Claudia, parabéns, mas Cuidado com o "vô Freitas": do jeito que ele paparica os netinhos vai acabar lavando pratos no lugar deles...Brincadeirinha.
    grande abraço a todos - Nagado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nagado, posso repetir o que disse para o José Carlos. É muito para ela, que começou a por para fora o que ela sabe mas não praticava. Muito obrigado pelo incentivo!

      Excluir
  3. Claudia, parabéns mais uma vez pela sua sabedoria. O importante é vc continuar ensinando aos seus filhos aquilo que vc aprendeu com seus pais, a educação. Bravo Claudia!! Josiane Yokana (Via Facebook)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela consideração com os "pais" dela! KKKK
      Sei que vindo de você ela vai ficar muito feliz, pode crer!
      Abraços

      Excluir
  4. Linda a crônica e parabéns a sua filhona por esta beleza decifrada! Antonio Angelo (Via Facebook)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu que a filha esta se revelando? Muito obrigado pelo comentário, que é sempre um incentivo para ela.
      Abração

      Excluir
  5. Li e visualizei você falando tudinho o que escreveu, é a sua carinha.
    Realmente é uma indignação mesmo. Como você mesma disse este problema está só na cabeça do adulto, se não passarmos estas idiotices para os filhos, em pleno 2014, eles serão adultos bem melhores do que nós. Vânia (por e-mail)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo Tia Vânia. É a carinha dela mesmo. Ainda bem que ela é assim!
      Obrigado pelo comentário!

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário! É sempre muito bem vindo.
Nicanor de Freitas Filho