segunda-feira, 20 de julho de 2015

Presente de boliviano...


Nicanor de Freitas Filho

            Estava eu, no feriado de 9 de Julho – feriado só em São Paulo – assistindo ao noticiário, quando vejo o presidente da Bolívia, Evo Morales (que deveria ser “amorales”) entregando ao Papa Francisco um “presente” que é uma “escultura” de muito mal gosto, onde se colocou uma imagem de Cristo Crucificado, sobre uma foice e um martelo, símbolo do arcaico comunismo russo.  Não acreditei no que estava vendo, mas era mesmo verdade! A expressão de “surpresa” no rosto do Papa, deu para entender que pensou: “...que mal gosto!” Ou talvez: “...esse cara tá me sacaneando!” Custou a estender a mão para pegar aquela heresia e, talvez por educação, ou por diplomacia mesmo, apanhou aquilo. 
            Segundo experts em leitura labial, o Papa teria pronunciado “Isto não está bem!”. É claro que não está bem! Esse símbolo dos regimes comunistas do século passado, que foram responsáveis por perseguições aos católicos e sempre foi um regime antirreligioso, de péssimas lembranças para todos nós, que somos “normais”!  Tudo faz crer que o Sr. Evo – cópia piorada de Hugo Chaves, Rafael Correa e Lula – sabe aproveitar bem as oportunidades, pois o Papa vem criticando muito o Capitalismo, assim sem pensar bem no que está criticando. O Evo aproveitou e cascou-lhe um bom constrangimento em público, para o mundo todo ver. O Papa é muito inteligente e deveria ter acionado seu “Serviço Secreto” e descoberto que ia “ganhar” este presente, para ter resposta pronta, na ponta da língua e dar um troco para esse imbecil boliviano! Ou melhor, deveria ter tido conhecimento antes, e ter mandado o recado que não queria ou não iria receber esse “pepino”, cheio de constrangimento e provocações.
            Tanto se fala de um Serviço Secreto do Vaticano, chamado-o, às vezes de “Entidade” outras vezes de “Santa Aliança”, dizem que é mais preciso que o Mossad de Israel, que tem espiões espalhados pelo mundo todo, e não é capaz de antecipar uma atitude de um político, reconhecidamente oportunista, sem ética e sem moral?
            Papa Francisco, trate de criticar menos o capitalismo (mesmo porque é o regime “menos pior”), cuide da nossa Igreja, que é o que esperamos de S. Santidade e acione essa “Entidade” para os casos de visitas aos países mais complicados. Nós também ficamos constrangidos, como S. Santidade!

2 comentários:

  1. Freitas, os "grandes" caudilhos sumiram da América Latin, mas foram sendo substituídos por outros menores que, pela quantidade, fazem o mesmo estrago. Como filme de Peter Selleers, são os "Ratos que Rugem". Abraço - JC

    ResponderExcluir
  2. E como têm rugido ultimamente esses ratos. Não sei o que será de nós no futuro. Quero dizer, o que será dos nossos netos...
    Obrigado!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário! É sempre muito bem vindo.
Nicanor de Freitas Filho