terça-feira, 21 de julho de 2015

Santos Dumont


Nicanor de Freitas Filho

            Ano passado estive em Paris e fui informado pelo Dr. Filomeno, que na Avenue des  Champs Elysées, 114 ficava o prédio onde morou Santos Dumont. Por curiosidade fui lá para ver e fotografar a placa que ele disse que tinha na frente do prédio (foto anexa). Fui ler um pouco sobre nosso inventor do avião, principalmente porque na maioria das enciclopédias que consultei, ele não consta como o inventor do avião.  As controvérsias são muitas e em muitos países consideram que os Irmãos Wright são os inventores do avião, pois teriam voado 3 anos antes de Santos Dumont. Na própria França – principalmente no meio militar – consideram que o inventor do avião é o francês Clèment Ader, que teria voado em 1890. Ocorre que nem ele, nem os Irmãos Wright divulgaram o fato.  O primeiro que voou em público, inclusive ganhando prêmios – Prêmio Deutsch e Archdeacon – que seriam dados ao primeiro homem que fizesse uma máquina mais pesada que o ar voar, foi o brasileiro Alberto Santos Dumont, com o testemunho do Aero Clube de França e de uma multidão de pessoas interessadas, idôneas e que eram jornalistas e cientistas, ele deu a volta na Torre Eiffel, no dia 23 outubro de 1906, com o seu 14 Bis e foi tudo documentado por fotos e filmes.
            No site santos-dumont.net, explica-se que a invenção do avião foi, digamos, coletiva. Como diz lá, de passo a passo, de salto a salto, de voo a voo, avançou-se no conhecimento coletivo da aviação.
            Não é isso que quero discutir, pois para nós ele é o Pai da Aviação e ponto final. A curiosidade que mais me chamou a atenção foi o fato de o homem ter chegado na Lua, no dia que Santos Dumont faria 96 anos. Sim ele nasceu no dia 20 de julho de 1873 e Neil Armstrong pisou na Lua no dia 20 de julho de 1969. Pergunto: teria a NASA condições de desenvolver a Apollo 11 se não houvesse as experiências anteriores, principalmente as de Alberto Santos Dumont? Acredito que não! Algumas invenções dele foram de suma importância para a área Aeronáutica de modo geral, incluindo aí qualquer aparelho que voe. Por exemplo, ele inventou uma “peça” (não sei se pode ser chamada assim) que da a estabilidade para os aviões e é usada até hoje. É aquela peça que fica na ponta das asas e tem um nome curioso: aileron. Segundo li, sem esta peça o avião não teria estabilidade nas curvas.
            Será um mero acaso o homem ter pisado na Lua no dia do aniversário de nascimento de Santos Dumont? Não sei e acho que ninguém saberá, mas é uma curiosidade muito grande! Quatro anos depois, no dia 20 de julho de 1973, uma aviadora brasileira, Dona Anésia Pinheiro Machado – que sempre divulgou o nome de Santos Dumont, como Pai da Aviação, inclusive nos Estados Unidos – sugeriu a um Professor do Comitê de Nomenclatura da União Aeronáutica Internacional, que se desse o nome de Santos Dumont a uma cratera na Lua, o que foi aprovado no dia do centenário de Santos Dumont. Mais curioso ainda é que no site onde peguei algumas informações, de uma brasileira chamada Marília Lemos, ela coloca assim lá no canto da página onde cita o fato: "Vale observar que não existe cratera " Irmãos Wright" . (tirando um “sarrinho” com os americanos). Isto porque ela também afirma, numa entrevista concedida a um jornal americano, que eles só começaram a fazer o marketing dos Irmãos Wright, quando se solicitou à família deles para se expor no Museu Aero-espacial de Washington (DC), o avião deles chamado de Flyer, em meados do século passado, e então exigiram, por contrato, que se divulgasse no mundo, que os inventores do avião teriam sido os Irmãos Wright (segundo ela o contrato ainda vigora). E, diga-se que em Marketing os americanos são imbatíveis!
            Ontem, dia 20 de julho de 2015, fez 142 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont e também 46 anos que o homem pisou na Lua, pela primeira vez!




6 comentários:

  1. Freitas, acabo de postar um comentário, mas parece que ele sumiu. Mas, sobre Santos Dumont, eu dizia que quando se trata de americanos, "that's all Wright". Eles sabem como cultuar e valorizar seus heróis, ainda que apenas presumidos. Nós é que não sabemos cuidar dos nossos. Por isso, a sua matéria é oportuna e muito pertinente. Abraço - JC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zéca, muito obrigado pelo sua participação. Você sempre prestigiando!
      O outro comentário - do boliviano - também foi publicado.
      Um abraço
      Nicanor

      Excluir
  2. Pois é, Nicanor. Fico contente que minha "dica" o tenha levado a pesquisa mais profunda sobre o nosso Santos Dumont. Aliás, tecnicamente foi ele mesmo o pioneiro, pois os irmãos Wright utilizaram-se de uma catapulta para impulsionar a sua engenhoca, enquanto o 14 Bis decolou no Campo de Bagatelle impulsionado pelo próprio motor e a aerodinâmica. Entretanto, a fama é dos americanos pelo que disseram nos comentários acima, o que acabo de constatar em viagem agora à Inglaterra, onde também os Wright são considerados os pais da aviação. Também concordo em que, infelizmente, damos pouco valor aos nossos verdadeiros heróis. Abraço, José Geraldo Filomeno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dr. Filomeno, muito obrigado pela "dica" e também pelo seu comentário, aliás, muito pertinente, com relação aos dados históricos. Infelizmente o Brasil é assim, nossos heróis são todos esquecidos e nunca os reverenciamos de acordo com que outros povos o fazem...

      Excluir
  3. Recebido por e-mail:
    Muito bom o artigo sobre Santos Dumont.Parabéns !!!
    Eu também já tive o privilégio de visitar Paris, em 2009, e fazer uma foto dessa placa em homenagem ao nosso cientista. Senti um orgulho enorme de viver aquele momento em que, um conterrâneo nosso,desse sofrido Brasil, mostrava ao mundo a sua capacidade e o seu pioneirismo.
    O seu artigo resgata, muito bem, o grande valor desse brasileiro.
    Abraços,
    Gilmar

    ResponderExcluir
  4. Recebido por e-mail:
    Que datas superimportantes de serem lembradas...acho que a falta de memória tem sido uma das causas que o Brasil ainda é bem atrasado.
    E que feliz coincidência...
    Bem oportuno.
    Forte abraço
    Antonio Estrella

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário! É sempre muito bem vindo.
Nicanor de Freitas Filho