quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Araxá venceu Galo no Mineirão e fez história em 1969


Alcino de Freitas


Todos conhecem a grandeza do Atlético. O que apenas alguns conhecem é a força que o Galo tinha no fim da década de 60 e início da década de 1970. Nas cobranças de escanteio, Dadá Maravilha subia, antecipava ao goleiro e marcava. 

No dia 22 de março de 1969, uma das vítimas do atacante foi o Araxá Esporte, pelo Campeonato Minero, no Mineirão. A diferença é que a jogada famosa por decidir jogos e até campeonatos a favor do Galo só diminuiu o prejuízo do time da capital. Antes disso, Esmeraldo e Aguinaldo tinham marcado para o Ganso.


Em pé: Esq. para direita: FRED ,ESMERALDO, CLAUDIO, SALTON, FRANKLIN, EDUARDO
Agachados: Esq. para direita:PAULINHO , AGUINALDO, NATO, SPENCER, GERALDINO

O primeiro tempo terminou com o Ganso à frente do Atlético Mineiro. Já na segunda etapa, o Galo voltou com Dadá Maravilha, no lugar de Lola. O atacante saiu do banco de reservas, para diminuir a vantagem do Araxá. Porém, o confronto terminou com a vitória do time do interior. 


Aguinaldo comemorando o gol com o ponta direita no Mineirão (Foto: José Aguinaldo/Arquivo Pessoal)

O ex-zagueiro Marco Antônio Silva, conhecido como Salton, também vestia a camisa do Araxá naquele dia e nos contou parte da história. “No fim do jogo, o Aguinaldo sofreu uma falta e saiu carregado do campo. O jogo terminou e a gente só pensava como ele estava, não dava para celebrar a vitória sem ele. Quando ficamos sabendo que Aguinaldo estava no hospital, trocamos de roupa correndo e fomos pra lá. Só depois que vimos que ele estava bem é que comemoramos o 2 a 1 em cima do Atlético, no Mineirão”, relembrou Salton.


Salton relembra que poderia ter evitado o gol de Dadá (Foto: Maritza Borges)

O companheirismo de 1969 reflete até hoje entre Aguinaldo e Salton. Os dois não se esquecem que, naquele ano, o Araxá ficou em 3º lugar, em arrecadação no Campeonato Mineiro, atrás somente do de Atlético Mineiro e Cruzeiro. Ano em que a torcida fez a diferença, dentro e fora de casa.

A vitória sobre o Atlético, por 2 a 1 representou um novo momento para o time do interior mineiro, que passou a ser reconhecido pela imprensa da capital.  “A imprensa da capital passou a reconhecer o Araxá Esporte como uma das forças do futebol mineiro. Em 1966, fomos campeões, permanecemos no acesso, ganhamos do Atlético, em 1969, e em 1970 o clube fecha as portas, encerrando um ciclo. Foi muito difícil, por que a equipe estava muito bem e de repente tudo se acabou“, relembrou, com triste saudade, Salton.

Confira as escalações do jogo em 1969:
Araxá Esporte Clube: Fred, Claudio, Esmeraldo, Salton, Eduardo, Franklin, Aguinaldo, Spencer, Paulinho,Nato e Geraldinho.
Atlético Mineiro: Mussula; Vânder, Grapete, Djalma Dias, Cincunegui; Vanderlei Paiva, Amauri Horta, Ronaldo; Vaguinho, Lola (Dadá Maravilha) e Tião.

Fonte: Alcino de Freitas e Globo.com

Notas do Blog:
Nota 1: Todas as equipes em Minas são representadas por um animal; O Araxá Esporte Clube é o Ganso.
Nota 2: Só para lembrar, o Galo no fim da década de 60 e início da década de 70 era muito bom mesmo, a ponto de ter sido, em 1971, o primeiro Campeão do verdadeiro Campeonato Brasileiro de Futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! É sempre muito bem vindo.
Nicanor de Freitas Filho