domingo, 2 de agosto de 2015

São Paulo e sua sina III

Nicanor de Freitas Filho

            Seguindo os conselhos do amigo Trasmontano, não desperdiçarei mais sorvete, mesmo porque, segundo ele, posso fazer um calombo na testa, mas continuarei indignado, isto sim! Principalmente quando esses políticos incompetentes vêm aqui para estragar a cidade que eu adotei como minha cidade (dupla cidadania) há mais de 50 anos. Fico indignado mesmo!
            Veja o que o poste 2 conseguiu agora: ajuda do poste 1, provavelmente a mandado do inventor dos postes. Porque ele é que manda em tudo!
            No meio da aprovação e “vetação” das alterações do Código de Trânsito Brasileiro, o poste 2 conseguiu incluir lá um artigo que só interessa a ele e a mais ninguém! E o poste 1 não quis vetar! Vetou um montão de outras coisas, inclusive que não deveria vetar. Refiro-me ao artigo que considera como falta gravíssima, transitar nas faixas de ônibus, que como se viu agora, o TCM diz que estão superfaturadas em cerca de 49 milhões. Comeram mais de 450 km de pista de rodagem dos carros e até agora, como sabemos, só ajuda na arrecadação de multas. A multa, até agora, era de cerca 53 reais e já proporcionava uma grande arrecadação ao poste 2. Passando a gravíssima, com perda de 7 pontos na carteira e apreensão do veículo etc.. Só para vocês entenderem, com essa classificação ela só não é mais grave do que “fazer racha”. Então, além de aumentar para 191,54 reais, ela ainda é multiplicada por 3, pela gravidade.  Ou seja, ela passa de pouco mais de 53 reais para mais de 570 reais e com direito a apreensão do veículo. Ano passado foram emitidas mais de um milhão e duzentas mil multas dessas. Ora, se aumentou agora cerca de 500 reais por multa, vai proporcionar ao poste 2, a arrecadação de mais de 600 milhões de reais, só neste item!
            Eu não sou contra fiscalizar e multar motoristas que não cumpram a lei. Eu faço o possível para cumpri-las, faz parte da minha moral e da minha ética. O que estou questionando é a forma que este artigo foi incluído lá, exclusivamente para atender ao senhor prefeito de São Paulo, um incapacitado para administrar esta cidade, principalmente juntado lá na assessoria dele, pessoas totalmente sem tato e ex políticos perdedores, tipo assim Suplicy, Padilha, etc.. Acho que a lei é para ser cumprida. Eu vou procurar não transitar nas fixas de ônibus, mas como eu disse em artigo anterior, por exemplo, ser vendedor em São Paulo, daqueles que precisam carregar amostras e ter reuniões constantes com os clientes, vão ser multados, com certeza. Vejam só: (peço perdão para quem não conhece São Paulo, mas acredito que vão entender o meu relato) Outro dia fui à Vila Clementino e tinha que voltar para Cerqueira Cesar. Vim pela Rua Tutóia, que desemboca na Av. Brigadeiro Luis Antonio – que tem faixa de ônibus nas duas direções. Fiquei um tempo enorme parado no último quarteirão da Rua Tutóia, porque havia um acidente na esquina da Av. Brig. Luis Antonio com Alameda Santos. O trânsito estava quase parado. Para entrar na Av. Brig. Luis Antonio, tive que entrar na hora que deu. Ali é uma faixa de ônibus. Nos 10 primeiros metros, a partir da esquina, a faixa é tracejada e portanto pode-se transitar. Acontece que nenhum motorista quis me dar passagem, para eu sair da faixa dos ônibus. Acabou a parte tracejada. Então eu não poderia mais ficar naquele faixa. Parei. O ônibus que estava atrás, começou a acelerar violentamente como que pedindo passagem. O que fazer? Ficar parado ou continuar na faixa dos ônibus? Subi quase dois quarteirões com o ônibus atrás de mim acelerando, pedindo caminho e eu sem conseguir sair para esquerda. Acredito que não fui multado, pois até hoje não recebi nenhuma notificação, mas segundo a nova legislação – eu, não só deveria ser multado em mais de 570 reais e poderia ter meu carro apreendido. Pergunto: -Como agir numa situação como esta? É uma situação corriqueira em São Paulo, acontece todos os dias.
            Só para entenderem melhor, o poste 1 vetou um artigo que proibia transporte de cargas ilegais e pessoas. Assim, facilitou a tráfego de drogas e cargas roubadas, por exemplo.  Lembrando que a proibição de tráfego nas faixas exclusivas, já existia, como grave – se fosse no corredor (lado esquerdo) -  e leve – se fosse na faixa (do lado direito), porque que será que ela não vetou o uso da faixa, como falta gravíssima, com perda de 7 pontos e apreensão do veículo?
            Segundo explicação de um especialista em trânsito, Dr. Flaminio Fichmann, são consideradas faltas gravíssimas somente as faltas que implicam em SEGURANÇA que não se pode confundir com faltas leves ou graves as de FLUIDEZ de trânsito.
            Prometo não falar mais de trânsito, porque se formos entrar nas faixas para ciclistas... aí vou levar muita porrada e não quero perder amigos...

5 comentários:

  1. Freitas, o Trasmontano, nosso amigo comum, evita ao extremo sair por aí a guiar. Como nunca aprendeu a sambar, ele se sente no meio de um verdadeiro "samba do crioulo doido", com solo triplo dos postes 1 e 2, e a regência invisível do criador de todos os postes, com Tatto ou sem tato. O nosso amigo teme que, de repente, possa trombar com algum deles ao tentar escapar das suas armadilhas. Um tranquilo, saboroso e inteiro sorvete pra você! JCN

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    1. Zé Carlos, muito obrigado pela força! Um grande abraço! Precisamos nos encontrar para tomar um sorvete...

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  2. Amigo, saborear postes é realmente muito indigesto; é melhor saborear um bom sorvete com um pouco de literatura. Falando nisso, a montanha finalmente pariu meu primeiro livro; não o de crônicas mas o LEGADO. Preciso dar-te um exemplar. Vamos ver uma data para encontrarmos também com Nagado. Abraço, JCN

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  3. Meu caro, o trânsito em S.Paulo é caso perdido, com ou sem multas, leis ou regulamentos... Só com muito, muito metrô (haja verba para os políticos e os cartéis deitarem e rolarem) haverá um pouco de luz no fim do túnel... O resto pode ser mero paliativo... ou tapeação mesmo... Abs.Soja

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    1. Caro Soja, obrigado pelo comentário. Nestes três posts que fiz sobre o poste 2, foi exatamente para mostrar que sem Planejamento, Organização, Administração e Controle, que me parece que ele nunca ouviu falar, não vamos progredir nunca. Ele faz comparações de cidades incomparáveis. Você já visitou grandes cidades na Europa, com Metrô para onde quiser ir, Elétricos (bondes) do mesmo jeito, trens dos subúrbios para o centro das cidades, trânsito muito bem organizado e Educação, educação, educação, educação.....será que é isto mesmo?

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Nicanor de Freitas Filho