sábado, 8 de agosto de 2015

Treino da Seleção Brasileira - 1950


Alcino de Freitas

1950 – Ano em que a Seleção Brasileira de Futebol passou 32 dias hospedada no Grande Hotel do Barreiro de Araxá.

            O Brasil em 1950 e a Suíça em 1954 foram escolhidos como sedes das Copas do Mundo, por não terem sido atingidos pela guerra. O Brasil construiu o então, maior Estádio do mundo, o Maracanã. O artilheiro da Copa de 1950 foi Ademir Menezes (Brasil), que marcou 9 gols. Em março de 1950, 28 jogadores se fecharam no Grande Hotel do Barreiro, em Araxá (MG), conhecida por suas águas medicinais. Ficaram 32 dias se preparando para a Copa do Mundo. Os 28 jogadores pré-convocados vieram, principalmente, para fazer um trabalho de preparação física. O técnico Flávio Costa ficou muito pouco tempo em Araxá, pois viajou para a Europa, para ver jogos da Inglaterra e da Espanha. Quem acompanhou o time durante os 32 dias foi Vicente Feola, que comandava a Seleção Paulista e seria o primeiro técnico campeão mundial, do Brasil, em 1958, na Suécia. Os jogadores andavam a cavalo, nadavam, pescavam, mas, sentiam falta da família. Se em 2014 a Granja Comary tinha área de convivência e churrasqueira para os parentes serem recebidos, as cartas enviadas de Araxá, em 1950, não chegaram às famílias, como declararam alguns atletas após o Maracanazo, como ficou conhecida a derrota para os uruguaios no Maracanã, em 16 de julho de 1950.
            No dia 19 de abril de 1950, foi distribuído na cidade um programa que dizia assim: 
”’SEGUNDO TREINO DE CONJUNTO DO SELECIONADO BRASILEIRO’.
A escalação feita pelo técnico Vicente Feola, para os dois quadros do Selecionado, que usarão as camisas do Najá e Ipiranga, é a seguinte: IPIRANGA: Barbosa, Augusto e Mauro; Bauer, Rui e Bigode; Friaça, Zizinho, Baltazar, Jair e Rodrgues.
  NAJÁ: Castilho, Santos e Juvenal; Ely, Danilo e Noronha; Tesourinha, Maneca, Ademir, Pinga e Chico.
À disposição do técnico para substituições: Píndaro – Nena – Brandãozinho – Alfredo – Adãozinho e Ipojucan.”


Notas do blog:
Nota 1: Naquela época a comunicação de jogos, era feita por distribuição de “programa” (impresso).
Nota 2: Najá e Ipiranga, para quem não é de Araxá, trata-se dos nomes dos dois times de maior rivalidade,  que já existiu, assim tipo, Brasil e Argentina, Corinthians e Palmeiras...!
Nota 3: As fotos acima são de um primeiro treino e não do programa citado. Os goleiros, por exemplo, foram trocados de times. 
Nota 4: As fotos foram tiradas no Estádio Fausto Alvim de Araxá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! É sempre muito bem vindo.
Nicanor de Freitas Filho