domingo, 6 de setembro de 2015

Pizza à vista?


Nicanor de Freitas Filho

            Que falta faz um Joaquim Barbosa! O Dr. Sérgio Moro faz muito, mas pelos privilégios autorregulamentados, ele não pode agir contra nenhum político. Aliás, não pode nem ouvir as confissões dos delatores contra os políticos, segundo quer o Deputado Eduardo Cunha. É uma pena porque o Dr. Moro é firme e forte, tanto quanto foi o Min. Joaquim Barbosa, mas só pode julgar e decidir sobre os suspeitos “não políticos”. E ele tem feito, e, bem feito, o que pode! Mas está limitado.
            Já o Procurador Geral, Sr. Rodrigo Janot, para quem tanto torcemos, para ser reconduzido ao cargo, pelo que parece, perdeu a vontade de mostrar serviço, já que ganhou mais dois anos na importante função. Depois de ouvir a “falta de decoro” do Senador Collor, deu-nos a entender que, não quer mais este tipo de enfrentamento. Pelo menos é isto que estamos entendendo. Passou a mandar arquivar tudo que possa “ofender” seus indicadores e aprovadores... ou não? Será que estou sendo injusto?
            Por outro lado, assistindo uma parte do interrogatório da CPI ao Sr. Marcelo Odebrecht, parecia uma reunião de confraternização! Os deputados só não pediram desculpas a ele, ao vivo, mas no resto, fizeram todas as “mesuras” que se faz num encontro, aos convidados. Ele então se sentia à vontade! Estava no seu ambiente preferido, ou seja, no meio de políticos, que lhe devem muitos favores e coisas tais...  Alguns Deputados, inclusive de oposição, levantaram a bola para ele cortar! Já deu para ver que com os bons advogados, amigos dos “lá de cima”, não terão dificuldades em levar os julgamentos finais até ao STF, através de chicanas e favorecimentos.
            Enquanto isso, a oposição não toma nenhuma medida prática para ajudar a resolver de vez o problema. Agora, que foi um fundador do PT, Dr. Hélio Bicudo, quem entrou com pedido de impeachment, era hora da oposição agir com consciência e tranquilidade, para tocar em frente esse assunto e resolver o problema. É bom para o Brasil o impeachment? Não, não é bom! Definitivamente não é bom. Assuma quem assumir depois dela, vai ter mais dificuldades que qualquer outro, que não seja do PT, para consertar qualquer coisa, pois a CUT já avisou que pega nas armas e vai para rua, além de, nestes 12 anos o PT “ter aparelhado” todas as atividades – não vou nem dizer órgãos ou instituições – mas são as atividades sim, qualquer delas tem alguém do PT que manda, e, manda mesmo! Definitivamente o impeachment não é bom, mas devido a resistência da presidente em não renunciar, é menos pior o impeachment do que os próximos três anos dessa forma! Aliás o Temer confirmou isto. Acho até que ele já preparou quase tudo, para o caso de vir a assumir. Ele já fez mais que toda o oposição!
            Lembro-me perfeitamente no dia que o publicitário Duda Mendonça, sem ter sido convocado, apareceu lá na CPI do Mensalão, tomou o lugar de uma das sócias dele, e confessou ter recebido não sei quantos milhões de dólares, no exterior, por serviços prestados ao PT. (Engraçado né? Ele foi absolvido pelo STF). Logo após a cena incrível da confissão, o falecido Senador Antonio Carlos Magalhães foi entrevistado por uma emissora de TV, e o repórter foi muito claro em perguntar: “então, os senhores vão fazer o pedido de impeachment de Lula?” Ele respondeu com muito sarcasmo: “não, não é preciso, preferimos vê-lo sangrar até a eleição de 2006”... Ele foi reeleito, além de eleger e reeleger o seu poste!
            Como escrevi outro dia, falta à oposição liderança, coragem e criatividade para tomar as medidas que, seriam capazes de nos tirar desse buraco que estamos.

2 comentários:

  1. Isso ai, mas o Barbosa foi ameaçado, a quadrilha agiu para não ser desmascarada mas pelo jeito vai chegar neles.
    abraço, e viva o Dr. Moro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, se o Barbosa foi ameaçado, ele tinha que tornar público, não acha? Seria uma forma de mostrar àqueles que votam no PT por desconhecimento.
      Por outro lado, pergunto, o Janot teria sido ameaçado? Vão ameaçar o Moro? Ficam as dúvidas... abraço

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário! É sempre muito bem vindo.
Nicanor de Freitas Filho