quarta-feira, 3 de maio de 2017

Pesquisando a "Pesquisa"

Datafolha ou PataTolha ?
Nicanor de Freitas Filho

            Sou Economista, trabalhei muitos anos na área Comercial e Marketing e sempre me utilizei de pesquisas, para meu trabalho. Trabalhei com pesquisas encomendadas para determinados fins comerciais e também com pesquisas de conhecimento geral. Aprendi que tem que se ter cuidado com certas pesquisas, principalmente efetuadas por certas “empresas de pesquisas”. Por que deste cuidado? Porque algumas pesquisas são encomendadas para fins específicos, definidos antes da pesquisa ser efetuada. Assim procura-se colocar as perguntas de uma determinada forma e numa determinada sequência, para se obter as respostas já esperadas.  Por um lado existem empresas de pesquisas, que não se importam de “trabalhar” para um determinado fim. Por outro, tenho grande desconfiança de muitas “empresas de pesquisas”, como IBOPE, Datafolha, Vox Populi, pois em 73 anos de idade, e mais de 53 residindo em São Paulo, 8 anos estudando em Escolas Públicas, trabalhando em empresas como Encyclopaedia Britannica, Cia. Melhoramentos, OESP (Estadão), Editora do Brasil entre outras, nunca fui “pesquisado” por nenhuma dessas empresas. Nem para audiência, nem para política, nem para mercado consumidor, nem para gostos pessoais... Então sempre tive muito cuidado com pesquisas.
            A primeira vez que chamei a Datafolha de PataTolha (diminui o arco do “D” e esqueci de uma perninha do “F”), foi quando, no dia 15 de março de 2015, que lotamos a Av. Paulista e a Polícia Militar estimou em cerca de 1 milhão de pessoas, outras entidades falaram várias cifras, entre 1,5 milhão e  800 mil, a PataTolha estimou em 210 mil... Mas na parada gay ela estimou em mais de 1,2 milhões de pessoas... E estavam muito parecidas! (as quantidades).
            Dia primeiro, ouvi na Jovem Pan, que saiu uma pesquisa da Datafolha, em que o Lula aparece ganhando as eleições presidenciais de 2018 de qualquer um, exceto se for para o segundo turno contra a Marina Silva, que acredito que nem candidata será, como também não acredito que o Lula será. Mas claramente faz parte do “jogo desesperado” que o PT está fazendo para o Lula não ser preso, dizendo que se ele não for candidato, a eleição não terá legitimidade (?).  Não posso questionar sobre o resultado, em si, pois devem ter registrado no TSE e apresentado planilhas, etc. Mas se observarmos como foram feitas as perguntas, da forma confusa, como escolheram os “candidatos” e como fizeram as comparações, a gente começa a desconfiar. Ou como disse o comentarista Carlos Andreazza, uma pesquisa com viés “enviesado”!
            Não vou nem entrar nos números. Por que? Primeiro que pelo PT só entra o Lula. Os concorrentes dele, do PSDB, são quatro.  Ora, isto divide os votos do PSDB e une os do PT. Além disso, o Prefeito João Dória, já declarou muitas vezes que não é candidato a Presidência da República.  A melhor prova que o viés é “enviesado”, é a colocação, como candidato, do Juiz Sérgio Moro, na pesquisa, que nem é filiado a nenhum partido e já declarou várias vezes que é Juiz e não político. Mas, é o que o PT quer, para dizer que o Juiz persegue o ex-presidente, para este não poder ser candidato e concorrer com aquele! Excelente!
            Quer saber mais uma? Incluíram na pesquisa uma pergunta se o participante é a favor de “antecipação da eleição”. É o mesmo que perguntar para criança se quer bala...Claro que a maioria disse que sim. Não explicaram que isto é impossível, pois se houver qualquer impedimento de Temer, ocorrerá, conforme a Constituição Federal, eleição indireta. Então para que fazer tal pergunta? Deve ter um objetivo específico, né?
            Ainda porque a pesquisa foi feita nos dias 26 e 27, antes, portanto da greve fracassada e da baderna planejada pela CUT/PT.
            Outra coisa, parte desse jogo político do PT, é o que os nossos “queridos” corruptores (chamam de delatores) nacionais fizeram, em parceria com a PGR, denunciando igualmente a todos os políticos. Igualaram todos os políticos, pois, segundo eles, todos receberam muito dinheiro e principalmente pelo Caixa 2. Então são “todos iguais”! O “menino maluquinho da Dilma” – Marcelo Odebrecht – disse claramente: “ nenhum político no Brasil foi eleito sem uso do Caixa 2”. Ou seja, a Lava Jato igualou tudo. São agora, todos iguais. Então não tem pior! Mas, na verdade, o Lula continua tendo os votos dos petistas ferrenhos, que independe do conhecimento deles, são PT e acabou. Mas, não têm força para eleger ninguém no segundo turno, graças a Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! É sempre muito bem vindo.
Nicanor de Freitas Filho