segunda-feira, 27 de junho de 2011

Causo 2 Fumante

Nicanor de Freitas Filho

Minha esposa e eu trabalhávamos na Encyclopaedia Britannica (hoje Barsa-Planeta) - aliás onde nos conhecemos, namoramos e casamos - que ficava no Edifício Metrópole, na Pça. Dom José Gaspar. Num período de crescimento alguns departamentos mudaram-se para o Edifício Itália, que fica a um quarteirão do Edifício Metrópole.

Nesta mudança o setor ela, mudou-se para o Ed. Itália e eu fiquei no Ed. Metrópole, mas todos os dias ia buscá-la, para almoçarmos juntos.

Tínhamos um colega, que até poucos anos atrás foi Diretor de Marketing da Britannica, chamado Pedro Sérgio, que naquela época, era chefe da Seção de Faturamento que, como eu, frequentava ambos os prédios. O Pedrão, como o chamávamos, é uma destas pessoas que está sempre alegre, é muito brincalhão e espirituoso, desses que pensam rápido e, geralmente certo.

Num dia desses, que fui me encontrar com a Maria da Graça, na hora do almoço, hora em que os elevadores ficavam lotados, pois o edifício é muito grande e trabalham lá muitas pessoas, e, diga-se que os elevadores são enormes, creio que com capacidade para umas 30 pessoas ou mais, entrou no elevador junto conosco o Pedrão. Ele estava com o cigarro aceso, entre os dedos indicador e médio, como é usual os fumantes segurarem seus cigarros. Imediatamente o ascensorista dirigiu-se a ele e disse:
- Senhor não pode fumar no elevador. Ele não pensou um segundo e respondeu:
- Senhor não estou fumando! Indignado o ascensorista retrucou:
- É claro que está, pois eu estou vendo. E o Pedrão:
- Sinto muito, senhor, mas não estou fumando.
- Senhor, estou perdendo a paciência. Por favor jogue fora este cigarro.
- Mas para que, se não estou fumando?
Nesta altura da conversa, como o ascensorista não fechava a porta, as pessoas, que eram quase todas nossos colegas, começaram a gritar:

- Feche a porta, vamos embora, está na hora do almoço, vamos nos atrasar !!!

Mas o senhor ascensorista insistia que ele estava fumando e que não fecharia a porta. O Pedrão argumentando que não estava fumando e o pessoal gritando para fechar a porta. O Pedrão, com a maior cara-de-pau do mundo, perguntou ao pobre do ascensorista:

- Por acaso o senhor me viu dar alguma tragada? Viu? Então vamos embora que o pessoal quer almoçar!
- Senhor, pela última vez, não pode fumar dentro do elevador - apelou o ascensorista.

O Pedro Sérgio, muito sério, fazendo um gesto de quem está carregando algo debaixo do braço esquerdo e apontando com a mão direita - que estava com o cigarro aceso - perguntou ao pobre homem:

- Pelo simples fato de eu estar segurando um cigarro entre os dedos o senhor afirma que estou fumando. Pois bem, se eu estivesse com um rolinho de papel higiênico aqui debaixo do braço, o senhor iria afirmar que eu estava fazendo o que? Hem???

Com as risadas, incluindo a do próprio ascensorista, ele fechou as portas do elevador e finalmente fomos almoçar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! É sempre muito bem vindo.
Nicanor de Freitas Filho