sexta-feira, 20 de julho de 2012

Causo 53 Suíça III Neutralidade



Nicanor de Freitas Filho
Na nossa viagem, pudemos relembrar algumas coisas importantes sobre a Suíça. É um país totalmente neutro – e sempre foi – política, militar e financeiramente. Tanto assim que não usa o Euro como moeda. Lá temos que fazer o câmbio, porque só se aceitam Francos Suíços. Ainda assim, são considerados os bancos mais seguros do mundo. Isto faz o país ser muito procurado para receber as sedes e subsedes de muitas organizações, muitas entidades e até multinacionais.
            Nunca entrou nem apoiou nenhum outro país nas guerras, apesar de ter um exército com cerca de 1 milhão de militares, que não ficam nos quartéis, mas ficam com as armas e uniformes em casa e prontos para intervir, se chamados.  Ouvi muitas coisas sobre os militares de lá e até algumas boas piadas. Por exemplo, um soldado teria dito que se forem convocados pela manhã, no período da tarde já estarão todos devidamente equipados e uniformizados nos seus postos. O homem que completa 20 anos tem que ir para o treinamento por cerca de 4 meses, onde aprende quase tudo sobre defesa e uso de armas e recebe o manual do soldado: “Soldatenbusch”. Antes dos 20 anos, tanto rapazes quanto moças podem se alistar para treinamentos com armas e podem ficar com as armas em casa por longo tempo.
É o país mais armado do mundo e com menor número de mortes por arma de fogo. É que lá é tudo controlado. Cada arma tem seu registro e é dado treinamento para seu uso. Eu não entendi bem, mas após servir – ou ser treinado – no exército, volta para casa com armas, munição (esta vai lacrada e é controlada), uniformes e manual. Fica à disposição do Exército até aos 32 anos, acredito, tendo que se apresentar uma ou duas semanas por ano. Depois vão diminuindo as vezes que tem que se apresentar comprovar a destreza, a prática de tiros, até completar 50 anos.  Por isso que um General disse: "Os suíços não têm um exército: eles são o exército".
            Deve ser por isso que o serviço secreto de lá, descobriu que Hitler pensou em invadir a Suíça, não só para ficar com o ouro depositados nos bancos suíços, como para ter mais pontos de entrada para invadir a França, mas foi aconselhado a não fazer isso, pois é um território muito montanhoso, de difícil acesso e um exército que não se tem informações a respeito, além, é claro, de ser declaradamente um país neutro.
A piada que me contaram é mais ou menos assim:    
Um dos príncipes alemães, não sei se é William ou nome bem parecido, pois só ouvi, não vi escrito, em visita à Suíça, foi convidado a visitar um treinamento do exército, acompanhado do Comandante Geral. Teria então perguntado ao Comandante quantos homens tinha no exército. Ele respondeu que cerca de um milhão. No que o príncipe perguntou para ele, o que fariam seus soldados se a Alemanha cruzasse a fronteira com cinco milhões de soldados. Sem pestanejar o Comandante respondeu que cada soldado dele daria cinco tiros e voltaria para casa!

6 comentários:

  1. Freitas
    A Suiça é pequena, mas rende mais "causos" que a tua Minas. Interessante a informação sobre o Exército num país sem Exército ativo. Como a população deve andar ao redor de 7,5/8 milhões de habitantes, há um soldado para cada 7 a 8 pessoas, e acho que não estão incluidos os guardas suiços do Vaticano. Sobre a segurança dos Bancos Suiços, hoje há um controle mais severo pela atual legislação, mas não podemos esquecer que, até uns 10 anos atrás, os Bancos eram máquinas de lavar da maior lavanderia financeira do mundo. Abs. José Carlos - 21/07/12

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário!
      É que passei mais da metade das férias lá na Suíça. Além de ter gostado muito, temos que reconhecer que tirando essa história dos Bancos até os anos 90 era uma lástima, e, isto também eles sabem e não escondem, que foi uma forma de levar dinheiro para o País, é um belo país, de uma educação invejável e produz como ninguém, relógios, canivetes e lentes de precisão, além de equipamentos pesados, como Carterpillar. Se Deus me permitir, voltarei lá para poder contar outros causos...

      Excluir
  2. Nicanor,
    Estive de passagem por lá, mas não tive essas informações que você escreveu. Até conhecí alguns bancos.
    Gostei muito, obrigada!
    Abrs Suzana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suzana, depois de muito passear e voltar com um monte de fotos que eu nem sabia de onde eram, passei a levar um bloquinho e vou anotando tudo. Tanto o que os Guias falam, como procuro conversar muito com o "povo" do local. Por isso que "guardo" bem as coisas.

      Excluir
  3. Freitas, Legal conhecer mais sobre a Suiça através do seu blog. Nunca estive lá, mas gostaria de conhecer. Com seus comentários "viajo um pouquinho". Abraços Lena

    ResponderExcluir
  4. Lena, eu também não conhecia a Suíça, passamos lá 9 dias e fiquei impressionado. Nunca vi povo tão educado, trabalhador, respeitador e principalmente "civilizado". É incrível. Além de ter lugares lindos.
    No grupo estava um casal que mora no Rio, e quando estávamos em Grindelwald, a senhora disse: "Dizem que Deus é brasileiro, eu até acredito, mas depois que ele treinou a fazer maravilhas, ele se mudou para Suíça..."

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário! É sempre muito bem vindo.
Nicanor de Freitas Filho