quarta-feira, 25 de julho de 2012

Causo 54 Em Sirmione


Nicanor de Freitas Filho
            Nossas férias de 23 dias, foram 14 dias de excursão. Geralmente você não pode escolher onde vai almoçar, porque é o Guia quem decide onde vai parar. Mas tenho que reconhecer que nossa Guia, nesta excursão, conhecia bem os locais e nos deixava em bons lugares para o almoço.  Ela, uma portuguesa muito experiente, 30 anos de Guia de Turismo, nos explicou que íamos entrar na Itália – vínhamos da Suíça – e que os italianos de lá (Europa) não são com os de cá (Brasil). Os de lá, principalmente com brasileiros, são um pouco mal-educados, pra não dizer “grosseiros”.  Principalmente nos restaurantes e cafés, quando chega um ônibus de excursão, de brasileiros, eles se tornam um tanto “indóceis”. 
            Mas afinal tínhamos que parar para almoçar e ela escolheu Sirmione, antes de chegar em Verona, onde iríamos dormir. Um local lindo à beira do Lago di Garda.  Ou melhor, na península que entra para dentro do lago, o que faz do lugar algo singular.  Muito bonito mesmo!
            Eu e mais duas pessoas vínhamos à frente, com a nossa Guia, porque eu queria saber dela, onde conseguir uma encomenda que eu tinha de um amigo, para comprar sementes de basilicão, que não tinha conseguido ainda. Atrás de nós vinham mais 40 pessoas. Ao chegarmos à porta do Restaurante, estava uma garoa fininha, o dono do restaurante, que depois descobri que se chama Giuseppe, por ser um pouco cedo (era meio dia), desconfiado que fôssemos apenas usar o banheiro para fazer xixi – o que acontece mesmo – abriu a porta de vidro e perguntou:
            “ – Vene a mangiare?” Baixou-me o espírito do Seu Lunga e eu não aguentei e falei baixinho: “ – no... a cagare!” E o tal do Giuseppe escutou e perguntou já com voz agressiva: “ – Che parlasti?” Eu fiz de conta que não era comigo – baixou o espírito de Lula – e perguntei para a Guia, em português: “ - ...será que posso comprar por aqui?” No que ela muito esperta, respondeu para o Giuseppe: “ – Lui solo chiesta come pagare: denaro o carta”.  Ele também fazendo de conta que entendeu tudo, só balbuciou: “ – Ãahhãahhnn!!!”
            Mas comi uma suculenta truta, pescada ali mesmo no lago, fresquinha, que estava uma delícia. A grossura dele, nem minha estúpida brincadeira não estragou nada.


(Simpático aviso colado na entrada) 

10 comentários:

  1. Nica, adorei sua presença de espírito, seja de quem for, até a do Lula. kkk. Pena que ninguém no mundo tenha o humor dos brasileiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Citei que baixou o espírito de Lula, porque ele sempre faz que não tem nada a ver com ele, não é mesmo? Já o seu Lunga, não sei se você já leu as coisas que o Torquato escreve dele. São sensacionais!Dá cada resposta!

      Excluir
  2. Nica eu começo a achar que você tem tirado férias demais, ou não?
    Acho também que o espírito que baixou em vc foi de FREITAS mesmo.
    Nesse tipo de reação somos bem parecidos.
    Engraçado, vc fala que está voltando da Suiça como se estivesse retoernando de Jundiaí.
    Abraços do Zé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho tirado muitas férias não. Foram 23 dias só. E se eu não falasse que estava vindo da Suíça, ficava meio sem explicação, as minhas reações. Não acha? Foi só para explicar. Ainda tem mais causos da viagem. Estou escrevendo um, que é meio continuação desse aí. Depois eu publico.

      Excluir
  3. Nicanor. Parabéns amigo. Viajar e aproveitar. Estivemos ai e fomos mal tratados de igual maneira, mas não vou descer ao nível deles e falar mal. Cada um que se assuma e encontre sua parede para bater a cabeça, né? Dá impressão que acham que todos os brasileiros são mal educados.. Aproveite bastante. Um grande abraço. Roberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberto, na verdade não é que nos tratam mal, o problema é que tem mesmo muitos brasileiros que são folgados e acham que no mundo todo existe a Lei do Gérson!!!

      Excluir
  4. Oi Freitas, Viajar é sempre bom apesar dos percalços e coisas do tipo que vc descreveu.
    Mas, nada como a posição social do indivíduo! Esses que nos tratam mal nunca sairam do seu mundinho!! Vamos continuar viajando e curtir as coisas boas da vida!! Me convide da próxima vez. Adoraria viajar com vocês. Beijão pra Maria,Claudia,Davi,Gui e Camila . Lena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lena, obrigado pelos comentários! Vamos marcar sim. Meus planos me levam a pensar em visitar a Holanda, que ainda não conheço, mas tenho que encontrar uma excursão que leva a Maastrich, terra do André Rieu.

      Excluir
  5. Parabéns! Amei o texto sobre nosso almoço a beira do Lago di Garda. Também senti o delicioso sabor da truta, eu queria lembrar o nome daquele lago que o nosso grupo da excursão parou e ficamos encantados, fiquei sabendo na ocasião do termo "manjare e cagare" mas não sabia que o Sr que havia falado isso...Interessante demais seus comentários...Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelos comentários, Regina.
      Como vê, não tenho tido tempo de escrever, então se tiver outro causo interessante como o da "orelhinha" pode enviar que contribuirá para o Blog.
      Abraços

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário! É sempre muito bem vindo.
Nicanor de Freitas Filho