segunda-feira, 9 de julho de 2012

Esportes 5 Libertadores 2012



Nicanor de Freitas Filho
            Às vezes arrisco falar de esportes, que junto com a música e literatura são meus hobbies. Na quinta-feira pensei, e até comecei, escrever algo sobre a conquista da Taça Libertadores pelo Corinthians, mas estava tão “invocado” com a resposta dada pelo comentarista político da CBN, Sr. Kennedy Alencar, que disse, naquele dia, no Jornal da Manhã: “... eu nem sabia que o Corinthians tinha jogado ontem...”, que só queria me vingar! Então esperei cair a ficha, e entender que os anticorintianos, não vão perturbar minha alegria pela grande conquista! Simplesmente troco de emissora quando este “bundão” vai falar. Azar da CBN, pois nem sempre volto para lá.
            Isto posto, resolvi hoje externar o que penso sobre a nossa conquista, pois ela é realmente importante, não tanto quanto ao Paulista de 1977, nem o Mundial de 2000, mas tem a importância de levar os “antis” a pensarem em outra coisa, pois a Libertadores agora é nossa! Acabou aquela gozação!
            Durante o jogo lembrei-me de três pessoas, sendo que dois já não estão entre nós, que é o Jornalista Armando Nogueira e o Humorista Chico Anízio. O terceiro é o Samuel Rosa, líder do Skank. Porque lembrar deles? Nenhum é corintiano! Mas gostam e gostavam de futebol. E muito antes destas duas partidas contra o Boca Junior eles escreveram o que aconteceu! Senão vejamos:
            O Chico Anízio disse numa entrevista que o time de futebol resume-se em ter uma defesa organizada, meio campo criativo e um ataque eficiente. O resto é só organizar eficientemente a criatividade! Entendeu? Foi o que o Corinthians, sob a batuta do Tite, fez. Ou não?
            O Samuel Rosa, em sua linda música É Uma Partida de Futebol, diz: “O meu goleiro é um homem de elástico / Os dois zagueiros tem a chave do cadeado / Os laterais fecham a defesa / O meio-campo é lugar dos craques / Que vão levando o time todo pro ataque / O centroavante, o mais importante / Que coisa linda é uma partida de futebol!!” Foi o que o Corinthians, sob a batuta do Tite, fez. Que coisa linda!
            Falaram muito em sorte por isso, sorte por aquilo... Aí lembrei-me do saudoso Armando Nogueira, que sempre contava o caso de um repórter americano, que entrevistando o grande jogador de Golf Chi Chi Rodriguez, após vencer mais um torneio importante, perguntou afirmando: “-... hoje deu tudo certo para você. A sorte estava do seu lado. Deu sorte em tudo! Nada falhou ...”, no que ele respondeu: “- Meu caro, descobri que quanto mais treino mais sorte eu tenho!” Foi o que o Corinthians,  sob a batuta do Tite, fez. Ou não? Ele disse que, junto com a Equipe Técnica, estudou todos os adversários minuciosamente. Na entrevista, após o jogo, Tite respondeu: “-... falar em sorte de campeão é uma forma de depreciar o trabalho ...”, no que ele tem toda razão!
            Até o grande Tostão, que sempre é contra o Corinthians, em seus comentários (acho que ele não é anticorintiano, mas lembrem-se que ele machucou a vista numa partida contra o Corinthians, quando o Ditão, sem nenhuma culpa, puxou uma bola e acertou o rosto dele. Eu estava no Pacaembu nesse dia) escreveu no Caderno de Esportes da Folha: “O Corinthians não tem só cara de Libertadores, como dizem. Tem cara de time organizado, para ganhar qualquer competição. É a equipe mais disciplinada e compacta e a que melhor marca no Brasil. Méritos para o Tite, que já merecia, há muito tempo, estar entre os melhores treinadores brasileiros. Parabéns Corinthians!”
Foi importante para o Corinthians e para o futebol brasileiro, principalmente pelo fato de ter sido contra o poderoso Boca Junior da Argentina e com 14 jogos invictos! Não foram 4 nem 6. Foram 14 jogos invictos!
Não preciso dizer mais nada! Ah! Sim, preciso dizer: Chupa Kennedy Alencar!!!
            Vai Corinthians!!!!!!

4 comentários:

  1. Digitei eem seguida apagou. Vamos lá:eu havia dito que não ligo para os anti-corinthianos pois vibrei mais com a última vitoria sobre o Palmeiras do que com essa nossa merecida conquista na Libert. Na verdade eu sou anti-todos e sei que voce também o émeu cara primo; Parabéns pra nóis.

    ResponderExcluir
  2. Tá feliz né Corintiano!! Mas foi merecido, com tática, bom futebol e suando a camisa, aí a sorte vira detalhe!! Sou flamenguista, o senhor sabe, mas o título foi merecido e pronto. Torci contra? Torci né... mas fazer o que? A Libertadores é de vocês... Parabéns!!! Abraço! Muito bom o blog!!

    ResponderExcluir
  3. É muito interessante essa história de anti-corinthiano. Qual será o motivo? Ahh corinthiano é muito chato, fala demais e enche o saco. Torcedor assim todo time tem. Claro que temos em maior número (também pudera, somos em maior número). Imagino que o real motivo é a "entrega" do corinthiano ao time. Isso incomoda muita gente, principalmente aqueles que apenas torcem. Nós não torcemos. Vivemos Corinthians, somos um bando de loucos por ele e nunca iremos abandoná-lo. Isto só corinthiano sente, só corinthiano tem. O time soube dar valor em sua torcida, trabalhou duro, teve disciplina, cabeça no lugar e, principalmente, raça para mostrar para os argentinos que o outro lado merece respeito. A sorte pode estar por perto, mas ao lado do merecimento ela não precisa atuar. Os anti-corinthianos que nos perdoem, mas tiramos um gostinho de suas bocas e podemos dizer que também somos donos da América. E tem mais - invictos. Parabéns ao time e a todos os torcedores que acreditaram, inclusive eu e meu tio, dono desse blog.
    Carlos Roberto Reinaque Jr.

    ResponderExcluir
  4. Recebido por e-mail: "Ao falar sobre o Tostão você recordou que estava no Pacaembu naquela noite em que ele sofreu o acidente causador do seu problema na vista. Coincidentemente eu também estava no estádio naquela noite, junto com o meu falecido pai e com o meu irmão Zézinho.
    Fui pesquisar no "Almanaque do Timão", do Celso Unzelte, e ali consta que o jogo foi realizado no dia 24 de setembro de 1969, com um público de 48.705 pessoas e o Corinthians venceu por 2x0 jogando com: Lula, Polaco, Ditão, Luis Carlos e Miranda, Dirceu Alves e Rivelino, Paulo Borges, Ivair, Lima e Suingue (Benê). O técnico era o grande Dino Sani e os gols foram de Suingue, de penalti, aos 30 minutos do 1º tempo, e de Lima, aos 45 do 2º tempo. Um forte abraço! Fernando Pereira"



    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário! É sempre muito bem vindo.
Nicanor de Freitas Filho