terça-feira, 5 de julho de 2011

Causo 8 Doce de leite

Nicanor de Freitas Filho

           Minha prima de Uberaba, conta umas estórias da família dela, que são realmente engraçadas. Conta ela que tinha uma tia doceira, isto é, que gostava muito de fazer doces. E, segundo ela conta, essa tia fazia um doce-de-leite que era uma delícia. Assim, quando fazia o tal doce, todos os sobrinhos queriam raspar o tacho. Para se ter uma idéia, os doces no interior eram feitos em tachos de cobre, enormes que davam para vários quilos de doce.

             Num belo dia a tia fez o tal doce-de-leite e antes de ela tirar do fogo, todos os sobrinhos já estavam de colher em punho para raspar o tacho, que normalmente é colocado no chão, para esfriar um pouco. Depois o doce é colocado, geralmente sobre a pedra de granito da pia-da-cozinha. Só aí é que o pessoal fica pedindo para a tia não tirar todo o doce, e deixar bastante raspa, para a molecada se refastelar do doce.

            Nesse dia, enquanto a tia tirou o tacho do fogão a lenha, colocou no chão para esfriar, no meio daquela confusão, todos querendo ser o primeiro a raspar o tacho, um deles caiu sentado dentro do tacho. E claro que levantou rapidinho e com as mãos puxava a calça para desencostar na pele e gritava para os primos:

            - Raspa gente, raspa rápido que está queimando minha bunda...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! É sempre muito bem vindo.
Nicanor de Freitas Filho